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Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

28/03/2013 15:57

Enersul fará vistoria em 150 mil imóveis para combater "gatos"

Nícholas Vasconcelos
Em 2012, Enersul flagrou 31 mil consumidores furtando energia elétrica. (Foto: Vanderlei Aparecido)Em 2012, Enersul flagrou 31 mil consumidores furtando energia elétrica. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Para combater os "gatos" (como são conhecidos os desvios para não pagar pelo consumo real) de energia elétrica a Enersul vai vistoriar 150 mil imóveis em 2013. De acordo com a concessionária, o número de fiscalizações é 7% maior que o registrado em 2012 e o objetivo é reduzir o impacto que o furto de energia elétrica causa nas contas dos demais consumidores.

Os consumidores alvos das vistorias serão desde os pequenos até os grandes consumidores, como indústrias e empresas.

No ano passado, foram identificados 31.715 consumidores com irregularidades, dos quais 30% eram reincidentes. Levantamento feito pelo instituto Acende Brasil, centro que estuda o setor elétrico brasileiro, mostra que em todo País o prejuízo com o furto de energia chega a R$ 5 bilhões.

Consumidor usa artifício para não pagar pela energia consumida (Divulgação)Consumidor usa artifício para não pagar pela energia consumida (Divulgação)

A conta é rateada entre os consumidores regulares, provocando um acréscimo de 4% a 17% na fatura mensal.

Segundo a empresa, os alvos são definidos a partir do histórico do consumo com aspectos, como por exemplo, a capacidade instalada, períodos de atividades ao longo do ano e até o clima. A concessionária conta ainda com as denúncias de outros consumidores.

Depois que a empresa localiza possíveis fraudes é marcada uma inspeção técnica acompanhada pelo cliente ou um responsável pela unidade consumidora e, dependendo da situação, até a Polícia pode ser acionada.

No caso de violação dos lacres e adulteração do medido, o equipamento é substituído e encaminhado para perícia técnica no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Segundo a Enersul, a equipe também informa e registra, em formulário padrão, que o consumidor tem pleno direito de acompanhar o procedimento em uma data agendada. A empresa lembra que o Inmetro tem capacidade técnica e fé pública para emitir laudos.

Nesta semana, a sentença judicial condenou a empresa a pagar indenização de R$ 4 mil por danos morais porque suspendeu o fornecimento de energia e mandou a conta para uma consumidora da Capital após descobrir fraude no relógio. A consumidora alegou que o dano foi causado por raio.

A empresa alega que o Inmetro comprovou a irregularidade. A Justiça considera que a vistoria só pode ser válida se o consumidor acompanhar a análise dos técnicos. 

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tenho uma amiga que comprou ar condicionado faz uns 5 meses para instalar e nao consegue porque nao tem agenda pra a cidade que ela mora? coitada comprou o ar e a enersul nao vem autorizar ela a instalar.
 
maria silva em 13/02/2014 16:13:30
boa terde gostaria de saber se tem empresa en campo grande ms que estala caixa c/12medidores que deixe pronto
 
adao nunes em 29/10/2013 16:30:09
Gente! Vcs que estão com problemas no seu consumo de energia que estão altos devem sim solicitar que vá uma equipe da enersul verificar o que ta acontecendo no medidor instalado em suas residencias. Mais ao solicitar a enersul que mande uma equipe pedem para fazer o serviço de AFERIÇÃO e não o de INSPEÇÃO.
Somente com a aferição pode-se saber se o medidor esta registrando a mais, ja a inspeção é para identificar se fraude o chamado (gato).
 
paulo silva em 29/03/2013 09:55:12
Isto que eu não consigo entender, a Enersul tem meios legais pra receber de quem sonega e recebe com juros altissimo, porque dividir então a conta com quem esta regular e quando economizamos energia porque também não barateiam o custo da energia que continua caríssima. Quando foi pra empresa devolver os bilhões que havia cobrado a mais dos seus consumidores, fizeram uma matemática complicadíssima que nem a justiça entendeu. E pior dizem que devolveram só que ninguém percebeu.
 
maria lima em 28/03/2013 21:14:58
Esse pessoal vão ter uma trabalheira danada... o que conheço de gente com os maiores cambalachos (e que se orgulham do que fazem) não tem quantia.... Mas, espero francamente que a Enersul olhe por aqueles que pagam certinhos, que precisam dela e viram as costas... já precisei e mesmo com inúmeras reclamações viraram as costas pra mim... se fico um mês de atraso, eles vêm e interrompem o fornecimento lacrando o padrão e me dando 24 horas para quitar com a conta... os outros consomem e não pagam e eu tenho que me esforçar, trabalhar duas vezes mais para honrar meus compromissos...
 
Luciano Correia em 28/03/2013 19:39:15
Solicitei um desligamento programado na enersul, desligamento as 8:00 e ligamento as 13:00 do mesmo dia, para mudança de local do padrão, me deixaram 6 dias sem luz, reclamei pelo menos 20 vezes no o800, só ligaram depois q fiz um documento e protocolei na em presa, reclamando meus prejuízos.
 
Mirtes Lourenço Camilo em 28/03/2013 19:38:50
Perfeitamente Sra. Lizeti! Estou com um problema em minha residencia e já comuniquei a tal de ENERSUL, e ate hoje nada já fiz 4 chamados e nada tive vários prejuízos como queima de equipamentos eletrônicos vamos ver se entro nessa campanha deles ai!!
 
Cleber Lima em 28/03/2013 18:31:44
Por que quando a conta de luz do consumidor sobe de 80 reais mês para 300 reais mês, a enersul não chama a Polícia???????????? ai não aprece ninguém da enersul para fazer uma vistoria, por que isso acontece sera??????
 
Ronaldo Alves em 28/03/2013 16:55:24
Tudo bem tem mais é que ir atraz dos que estão irregulares, mas e quando é a gente que chama a Enersul e pede uma revisão no relógio e eles simplesmente ignoram e não vão, pra ver se não estão cobrando a mais ?
Pra quem a gente deve reclamar?
Porque se eles acham uma irregularidade qquer eles chamam a policia, e a gente chama quem ?
o chapolin colorado ?
 
Lizeti Aparecida Zanineli em 28/03/2013 16:24:52
Existe o ditado, sonegador que rouba senegador tem 100 anos de perdão, onde esta o dinheiro que a enersul recebe dos seus cliente na forma de imposto e de forma vergonhosa se apropria e não repassa ao governo para realizar investimentos no estado para a melhoria da qyualidade de vida de seus habitantes.
 
Ronaldo Breno em 28/03/2013 16:12:33
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