ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Entidades promovem ações para aumentar uso de terminal alfandegário da Capital

Liana Feitosa | 15/02/2016 17:01
Uso de terminal de cargas de Campo Grande permite desembaraço de cargas tanto a exportar, quanto importar. (Foto: Infraero / Divulgação)
Uso de terminal de cargas de Campo Grande permite desembaraço de cargas tanto a exportar, quanto importar. (Foto: Infraero / Divulgação)

Estão programadas para este ano série de ações de incentivo à utilização do terminal de cargas para empresários sul-mato-grossenses interessados em operações de importação e exportação por meio do Aeroporto Internacional de Campo Grande. A medida faz parte de um acordo de cooperação assinado entre o Governo do Estado, a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e divulgado nesta segunda-feira (15), no Diário Oficial do Estado, na página 7.

"Nós percebemos que a maioria dos empresários não sabia da existência do terminal, por isso, passamos a desenvolver ações, eventos e divulgação dos benefícios da alfândega do terminal", explica Fernanda Barbeta, gerente do Centro Internacional de Negócios da Fiems.

Esclarecimento - Ao perceber isso, a federação passou a oferecer mais informações na revista da entidade, em e-mails direcionados ao empresariado e, ainda, orientações por meio de palestras e encontros, ações que serão ainda mais fortalecidas por meio do acordo assinado em dezembro de 2015 e divulgado hoje.

Entre os benefícios da utilização do posto alfandegado pelos investidores locais, segundo Barbeta, é a possibilidade de fazer o desembaraço de carga em Campo Grande mesmo, tanto de cargas a exportar, quanto importar. Além disso, há vantagens em relação ao tempo que se leva para liberar mercadorias para entrada ou saída do País.

De acordo com a Infraero, esse procedimento leva, em média, 14 dias para ocorrer no porto de Santos. No entanto, em Campo Grande, não passa de três dias.

Explicação - Segundo Richard Custódio, gerente comercial e de logística de carga da Infraero em Campo Grande, a procura por essa alternativa não apresenta grandes crescimentos na Capital do Estado porque MS trabalha com grandes volumes de grãos, por exemplo, enviados diretamente aos portos.

A aduana campo-grandense desempenha papel importante no recebimento de volumes de importação de produtos químicos e farmacêuticos e equipamentos para o segmento de pesquisa em universidades locais.

Para o Governo do Estado, o termo assinado entre as entidades facilitará o acesso de empresários ao terminal e tornará as operações mais competitivas e menos burocráticas, fazendo também com que parte da arrecadação fique em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias