ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Escolas parcelam mensalidades atrasadas em até 4 vezes

Redação | 01/01/2008 11:42

As secretarias de escolas particulares reabrem no dia 2 de janeiro para as matriculas e junto recomeça a temporada de busca por acordos com pais inadimplentes. A ordem às empresas contratadas para fazer a cobrança é facilitar para receber, em uma última tentativa de minimizar prejuízos antes do início das aulas em 2008.

Uma mãe, que concordou dar entrevista sem ser identificada, contou que só conseguiu pagar o que devia graças ao cheque pré-datado. As mensalidades atrasadas da filha, estudante do 8º ano, chegaram a R$ 1.434,00. Com o 13º salário ela conseguiu pagar parte em dinheiro e parcelar o restante em três vezes, no cheque. "No total foram 4 parcelas, três delas ficaram em R$ 320,00 reais, quase o valor de uma mensalidade, mas foi o melhor negócio", comenta.

As escolas não podem negar o repasse de documentos para transferência, ou impedir o aluno com mensalidades atrasadas de realizar provas. "A única solução seria negar a renovação da matricula, mas isso ninguém quer, então temos de negociar", explica um dos proprietários da empresa de cobrança Atual, Eugênio Portes, contratada por duas das maiores escolas particulares de Campo Grande.

A possibilidade de parcelamento é determinada pelas escolas, mas as empresas de cobrança dão orientações que servem para quem cobra e para quem paga. "No nosso caso, conseguimos convencer a direção que o melhor é pegar cheques pré-datados só até fevereiro, porque aí começa a cobrança das mensalidades de 2008 e os pais podem não ter fôlego para pagar duas prestações juntas."

Nos siga no Google Notícias