ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Exportações de carne e celulose impulsionam balança comercial de MS

China segue como o principal destino das exportações do Estado, com 43,82% do total, segundo a Carta de Conjuntura

Gabriel Neris | 04/09/2019 16:37
Carne bovina ajudou a impulsionar números positivos de exportação em MS (Foto: Divulgação)
Carne bovina ajudou a impulsionar números positivos de exportação em MS (Foto: Divulgação)

O saldo de tudo que Mato Grosso do Sul vendeu e comprou do exterior entre os meses de janeiro e agosto já passa dos R$ 2 bilhões, de acordo com a Carta de Conjuntura elaborada pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Os destaques foram às exportações de carne bovina, 24,15%, e de celulose, 10,84%.

A China segue como o principal destino das exportações do Estado, com 43,82% do total. O município de Três Lagoas permanece como o maior volume de exportações, chegando aos 51,52%, seguido por Campo Grande, com 8,65%, e Dourados, 7,47%.

“Notamos que o Estado continua expandindo seu mercado no exterior, com mudanças no ranking dos principais produtos. É o caso da soja, que apresenta queda de 44,16% no volume de venda, enquanto o milho teve alta de 266%. Já a celulose se mantém no topo com faturamento de US$ 1,3 bilhão no período”, analisa o titular da Semagro, Jaime Verruck.

Conforme a Semagro, em relação as importações, o gás natural boliviano representa quase metade (49,82%) do que o Estado compra do exterior, abaixo do que representava no mesmo período do ano passado (53,31%).

Nos siga no Google Notícias