Fábrica de celulose recebe licença para implantar ramal ferroviário em MS
Expectativa é de escoar até 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano
A Arauco Celulose conseguiu licença prévia para a implantação do ramal ferroviário que atenderá o complexo industrial em Inocência. A empresa está construindo uma fábrica de celulose no município, com investimento total estimado em US$ 4,6 bilhões.
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A Arauco Celulose obteve licença prévia do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul para construir um ramal ferroviário em Inocência, onde está implantando uma fábrica de celulose com investimento de US$ 4,6 bilhões. A autorização é válida até novembro de 2029. O projeto contempla 48 quilômetros de trilhos que conectarão a fábrica à Malha Norte, operada pela Rumo Logística, incluindo uma ponte de 269 metros e dois viadutos. A expectativa é transportar até 3,5 milhões de toneladas de celulose anualmente, com medidas de proteção ambiental previstas na licença.
A autorização emitida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) é válida até 12 de novembro de 2029 e aprova a viabilidade ambiental do empreendimento.
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Em abril, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a construção e exploração do ramal por um período de 99 anos.
“Esses investimentos refletem a importância da Malha Norte para o setor de celulose, proporcionando uma solução logística eficiente para o escoamento da produção. Essa é a principal ferrovia de escoamento da celulose do Mato Grosso do Sul”, ressaltou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
O projeto prevê a implantação de 48 quilômetros de trilhos, interligando a fábrica de celulose à Malha Norte (EF-364 – Ferrovia Norte Brasil), operada pela Rumo Logística. A expectativa é de que ocorra o escoamento anual de até 3,5 milhões de toneladas de celulose.
O traçado aprovado pelo Imasul também inclui uma ponte de 269 metros e dois viadutos (ferroviário e rodoviário).
A licença impõe a instalação de dispositivos de mitigação de atropelamento de fauna, monitoramento periódico de acidentes com animais silvestres, manejo e translocação de espécies e recomposição das áreas afetadas.
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