ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Famasul sedia etapa Campo Grande do Encontro Jovens da Agropecuária

Evento reuniu jovens, lideranças e especialistas do setor rural para discutirem técnicas o cenário atual e futuro para a produção rural nacional

Humberto Marques | 26/05/2018 10:32
Saito (ao centro) destacou importância do envolvimento dos jovens com o agronegócio. (Fotos: Divulgação/Assessoria)
Saito (ao centro) destacou importância do envolvimento dos jovens com o agronegócio. (Fotos: Divulgação/Assessoria)

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) realizou nesta sexta-feira (25) mais uma edição do Encontro Jovens da Agropecuária. A etapa Campo Grande do evento foi uma iniciativa do Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) e contou com a presença do presidente da federação, Maurício Saito, e da presidente da FPA (Frente Parlamentar do Agronegócio), a deputada federal Tereza Cristina (DEM).

Saito, em seu discurso, destacou o comprometimento da nova geração com o agronegócio do Estado. “Quando vejo a Casa Rural repleta de jovens em busca de conhecimento, tenho a certeza de que existem pessoas, que assim como as entidades ligadas ao setor, estão comprometidas com o agro. Hoje o Brasil está entre os países com maior número de jovens. Isso é um bônus demográfico que faz com que o engajamento no agro, seja ainda maior e renda excelentes frutos”, afirmou.

Tereza, por sua vez, lembrou ter iniciado sua atuação política na Casa Rural. “O jovem traz a audácia da qual precisamos tanto no setor como na política. Discutir, como estamos fazendo aqui hoje, é uma forma de amadurecer as ideias”, afirmou, elogiando ainda o trabalho de Saito na Famasul.

Roberta Maia destacou espaço aberto pela Famasul para os debates
Roberta Maia destacou espaço aberto pela Famasul para os debates

Debates – Presidente da Comissão Famasul Jovem, Roberta Maia destacou a importância de levar lideranças aos eventos e o espaço aberto pela entidade “para os jovens e as empresas que acreditaram na proposta do encontro”.

“São eventos como esse que oportunizam discussões e preparam este público para o mercado de trabalho. É muito gratificante ver gente interessada e empenhada pelo campo”, emendou o presidente do MNP (Movimento Nacional dos Produtores), Rafael Gratão.

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo coordenador do Núcleo Econômico da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Renato Conchon, que abordou o atual cenário do agronegócio e oportunidades futuras. “As projeções mostram que os produtores rurais têm pela frente um horizonte desafiador, que irá exigir gestão de custo, risco e eficiência na produção. Quem apenas planta e espera colher, estará fora do mercado”, sentenciou.

Já o jornalista e escritor Nicholas Vital abordou o uso de defensivos agrícolas, sobre os quais afirma haver muitas inverdades. “O Brasil é um país tropical, que tem a vantagem de produzir por ano três safras. Em contrapartida, estamos com maior propensão em receber pragas e doenças. Isso exige controle fitossanitário mais eficaz, que garanta produtividade. Estamos falando de uma tecnologia e precisamos deixar de lado o preconceito e os mitos que foram criados nos últimos anos”, ponderou.

O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes, o superintendente do Senar-MS, Lucas Galvan, o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini, e o superintendente da Semagro, Rogério Beretta, também participaram do encontro.

Nos siga no Google Notícias