ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Governo fortalece ações para concretizar rota de integração da América Latina

Mariana Rodrigues | 08/04/2015 19:06
O governo do Estado tem interesse em fortalecer o setor logístico do Estado. (Foto: Divulgação/ Notícias MS)
O governo do Estado tem interesse em fortalecer o setor logístico do Estado. (Foto: Divulgação/ Notícias MS)

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, se reuniu ontem (7), com o prefeito Jorge Soria, de Iquique, no Chile, além de um grupo de empresários chineses e a diretoria do Setlog (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logísticas). O objetivo da reunião é fortalecer as ações para concretizar a rota de integração da América Latina que envolve o Brasil e os países da Bolívia Chile e Paraguai.

O grupo de chineses e os diretores do Setlog e da Famasul estiveram discutindo a rota de Integração com o governador Reinaldo Azambuja, na segunda-feira (06). A reunião dessa terça-feira aprofundou as discussões.O governo do Estado tem interesse em fortalecer o setor logístico do Estado e estuda as alternativas para viabilizar a integração, conforme explicou o secretário Jaime Verruck.

“Para o governo do Estado a logística é prioridade. A rota de saída para o Pacífico é um grande projeto que trará desenvolvimento para o Estado e queremos fortalecer as ações de integração entre os países da América do Sul. O Governo vê como fundamental esta rota. Estamos estruturando acordos entre o Brasil, Bolívia e Chile, via Ministério das Relações Exteriores e do Transporte. Também estamos em contato com o governo do Paraguai para formalizar convênios internacionais. A logística é fundamental para o futuro de Mato Grosso do Sul, que está no centro da América do Sul. Precisamos crescer nossa capacidade competitiva para integrar nossa logística, através das rodovias, ferrovias e hidrovias, tornando o Estado um potencial corredor de importação e exportação” afirmou o secretário.

Segundo o presidente do Setlog, Claudio Cavol, a viabilidade de integrar o Estado e o Brasil, via Bolívia, até ao porto de Iquique, no Chile, será concretizada ainda este ano. “A melhor saída para os produtos produzidos em Mato Grosso do Sul, e a entrada também, é através da Bolívia, passando por Santa Cruz de la Sierra, Oruro e chegando até do Chile. Há um interesse muito grande do governo Chileno, Boliviano e de grupos chineses em viabilizar esta rota.

Estivemos conversando com o governador Reinaldo Azambuja que tem um grande interesse também em viabilizar esta integração e nos deu todo o apoio para concretizar este projeto. Queremos iniciar neste ano de 2015 a fazer o transporte de cargas experimentais de proteína animal e soja. Queremos transformar esta vontade história, de mais de 50 anos, em realidade e temos o governo do Estado e o Sindicato como grandes parceiros” afirmou Cavol.

O projeto de construção de corredores bioceânicos visa promover a integração comercial da América do Sul. De acordo com o prefeito de Iquique, a integração vai permitir ao Brasil, à Bolívia, ao Chile e aos outros países que fazem parte do Cone Sul (Paraguai, Uruguai e Argentina) que a produção chegue ao Oceano Pacífico e aos grandes mercados mundiais, principalmente na China. “Durante 50 anos buscamos integrar toda a América do Sul e temos dois grandes corredores. O primeiro, de Iquique ao Rio Grande do Sul. Depois descobrimos um corredor plano, que não passa pelas grandes altitudes da Cordilheira dos Andes. Esse corredor passa pelo Salar de Uyuni, na Bolívia, e entra no Brasil por Porto Murtinho. É o grande corredor que une o Pacífico ao Atlântico. Também tem a opção de trazer as cargas via Oruro, Santa Cruz de La Sierra e Corumbá”, explicou Jorge Soria.

Estiveram presentes na reunião, além do secretário de Estado Jaime Verruck e do presidente do Setlog, Claudio Cavol; empresários chineses; o diretor da Câmara de Negócios e Desenvolvimento Sustentável da América Latina (Canal), Roberto Ortiz Paixão; representantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e empresários do setor de Transporte de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias