ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Governo lança programa para estimular geração de 27 mil empregos em MS

Evento está marcado para a tarde desta terça-feira, em Três Lagoas

Gabriel Neris | 24/05/2022 11:26
Floresta de eucalipto em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)
Floresta de eucalipto em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

O governo do Estado lança nesta terça-feira em Três Lagoas, a 338 km de Campo Grande, o Profloresta (Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Florestas de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o Executivo, o setor é responsável pela geração de 27,2 mil empregos, sendo 14,9 mil diretos e outros 12,3 mil indiretos.

Somente no ano passado foram gerados mais de 6,2 mil empregos a mais em comparação com o ano anterior. O crescimento deve seguir nos próximos com investimentos já em curso, como o da nova fábrica de celuloses da Suzano em Ribas do Rio Pardo, a 90 km da Capital, no valor de R$ 14,7 bilhões, tornando-se a maior planta industrial de celulose do mundo, com 2,55 milhões toneladas ao ano.

Mato Grosso do Sul conta atualmente com três fábricas de celulose instaladas e em operação em Três Lagoas, sendo uma da Eldorado Brasil, com capacidade de produção de 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano, e duas da Suzano, que produzem 3,25 milhões de toneladas por ano.

Levantamento da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) aponta que, na última década, as áreas de florestas plantadas com eucalipto e seringueira em Mato Grosso do Sul cresceram a taxas anuais de 14% e 18%, respectivamente.

Atualmente, Três lagoas é principal polo industrial do setor, com mais de 400 empresas no distrito industrial. O município tem mais de 10 mil empregos diretos gerados pela indústria. O município é o primeiro no ranking nacional de florestas plantadas, com 263 mil hectares.

Nos siga no Google Notícias