ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Governo prorroga prazo para negociação de dívida rural

Redação | 02/07/2009 16:25

Os produtores rurais ganharam quase três meses para aderir à renegociação do crédito rural inscrito em dívida ativa da União. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) prorrogou para 30 de setembro o prazo de adesão ao parcelamento, que venceu no último dia 30.

Apesar de ter estendido o prazo para renegociar as dívidas, a data limite para liquidar o débito à vista e com desconto permanece sendo 30 de dezembro. O benefício, no entanto, só vale para as operações de crédito rural inscritas na dívida ativa até 29 de maio deste ano.

De acordo com a PGFN, atualmente existem 49,2 mil devedores de crédito rural. O total dos débitos soma R$ 8,2 bilhões.

A dívida poderá ser liquidada à vista ou parcelada em até dez anos, com descontos progressivos. No caso de parcelamento, as prestações serão corrigidas pela taxa básica de juros, a Selic. Além disso, o devedor não precisará apresentar garantias ou incluir bens para ter a renegociação aprovada.

No caso de pessoas físicas, o pedido de renegociação deverá ser feito pelo próprio devedor por meio da central de atendimento do Banco do Brasil, nos telefones 4003-0494 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-880-0494 (demais localidades). Em relação às pessoas jurídicas, o responsável pela empresa no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou o representante legal deve comparecer às agências do banco.

A adesão também pode ser requerida diretamente nas unidades da PGFN por quem deseja quitar os débitos. Quem obtiver o benefício deverá assumir definitivamente o total da dívida originária do crédito rural e também desistir de questionar os débitos na Justiça. A renegociação não vale para quem desviou recursos do crédito rural.

Nos siga no Google Notícias