ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Governo quer bancada unida para sensibilizar Petrobras sobre gás natural

Priscilla Peres | 14/02/2017 13:49
Governador, deputados e senadores se reuniram hoje,(Foto: Assessoria Moka)
Governador, deputados e senadores se reuniram hoje,(Foto: Assessoria Moka)

O governo de Mato Grosso do Sul pediu a ajuda à bancada estadual para sensibilizar o Governo Federal e a Petrobras, em relação à queda na arrecadação decorrente ao ICMS (Imposto sobre Mercadorias e Serviços) obtido com o gás natural boliviano.

O governo alega que a Petrobras reduziu consideravelmente o volume de gás natural importado da Bolívia, derrubando em 50% a arrecadação estadual, que passou de R$ 79,3 milhões para R$ 38,6 milhões por mês, segundo a Sefaz (Secretaria estadual de Fazenda).

A mudança de estratégia da Petrobras, que atualmente consome menos gás natural boliviano e mais a produção local, colocou as finanças do governo estadual em situação delicada. Para tentar reverter o quadro, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) reuniu a bancada estadual hoje, em Brasília.

A reunião decidiu que governo, senadores e deputados federais vão se unir para tentar sensibilizar a União, por meio da Casa Civil, e a Petrobras. O objetivo é fazer reuniões mostrando a situação das finanças estaduais.

O senador Waldemir Moka (PMDB) conversou com o Campo Grande News e afirma que a intenção é fazer a Petrobras cumprir o contrato de compra de gás boliviano. Segundo ele, a estatal tem direito a importar 24 milhões m³ de gás natural, mas reduziu o consumo para 14 milhões de m³ nos últimos meses.

"Já que o governo brasileiro é obrigado a pagar por esse contrato, que termina em 2018, queremos basicamente que ele seja cumprido. Claro que a estatal passa por dificuldades, mas nós estamos preocupados com o Mato Grosso do Sul e vamos insistir no assunto", afirma o senador.

Segundo ele, toda a bancada está mobilizada neste assunto. O presidente da MSGÁS (Companhia de Gás de MS), Rudel Trindade, confirmou e disse que a ideia é mostrar o resultado na mudança na situação financeira do estado.

Nos siga no Google Notícias