ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Governo só manterá ICMS congelado se postos de combustíveis baixarem preços

Conselho Nacional decidiu descongelar imposto; Reinaldo vai manter após dia 31, se Sinpetro firmar compromisso

Caroline Maldonado | 25/01/2022 09:52
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), durante entrega de veículos a Coordenadorias Regionais de Educação. (Foto: Chico Ribeiro/Governdo MS)
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), durante entrega de veículos a Coordenadorias Regionais de Educação. (Foto: Chico Ribeiro/Governdo MS)

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), pretende se reunir com sindicato que representa os postos de combustíveis para decidir se vai manter o congelamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis, que não é reajustado desde abril de 2021.

Antes do congelamento, o ICMS incidia sobre o preço médio ponderado ao consumidor final, que é reajustado a cada 15 dias. Cada Estado tem competência para definir a alíquota.

O Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do DF) já decidiu encerrar o congelamento da alíquota do ICMS daqui a seis dias, mas em Mato Grosso do Sul, pode ser diferente se os postos garantirem que vão baixar os preços nas bombas de combustíveis.

Antes de tomar a decisão, o governador vai se reunir com representantes do Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência de Mato Grosso do Sul), já que recebeu uma carta da entidade pedindo o congelamento da alíquota do imposto.

“Só vou manter congelado se eles [Sinpetro] assinarem um compromisso de baixar o valor na bomba para o consumidor, senão não justifica manter esse congelamento. Estou simpático ao congelamento, já está congelado desde abril. Só vou manter se os donos de postos repassarem para o consumidor, porque não é justo o governo abrir mão e esse desconto não chegar para o consumidor”, comentou o governador.

Reinaldo aguarda também um estudo do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) para discutir o tema com os representantes dos postos.

“Por que alguns estados não congelaram a pauta igual nós fizemos? Tem a mesma alíquota de Mato Grosso do Sul e vendem mais barato que MS. Então, alguma coisa errada tem”, questionou o governador.

A reportagem não conseguiu contato por telefone com representantes do Sinpetro e aguarda resposta sobre qual deve ser o posicionamento do sindicato diante da declaração do governador.

Descongelamento - A decisão do Comsefaz vale a partir de fevereiro para os estados. O descongelamento foi motivado pelo aumento do preço dos combustíveis autorizado pela Petrobras em janeiro. No primeiro reajuste em 77 dias, a gasolina subiu 4,85%, e o diesel aumentou 8,08%.

Nos siga no Google Notícias