ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Governo também amplia licença para explorar carvão

Redação | 02/09/2010 08:20

Além da redução de 90% no coeficiente da TMF Taxa de Transporte e Movimentação de Produtos e Subprodutos Florestais) incidente sobre o carvão vegetal, o governo também estendeu o tempo de vigência da licença ambiental, de dois para quatro anos, para exploração do carvão vegetal.

A licença passa a ser de dois anos para supressão de matas e mais dois anos para aproveitamento de material lenhoso. O presidente do Sindicarv Marcos José Brito avalia que a nova medida vai gerar economia para os empresários e também diminuir a quantidade de projetos apresentados à secretaria de Meio Ambiente.

Brito explica que de acordo com a legislação vigente, quando a carvoaria não utiliza o volume total de carvão estipulado na licença ambiental e dentro do prazo previsto no mesmo documento, o empresário é obrigado a apresentar um novo projeto para a Secretaria de Meio Ambiente estadual, o que onera a atividade do setor.

O custo da licença, incluindo taxas, projeto de engenharia florestal e vistoria, gira em torno de R$ 7 mil. "Pela burocracia e custo, quando o volume é pequeno não vale a pena transformar todo o material em carvão", explica Brito. "Agora chegamos a um consenso que vai estimular o setor", concluiu. (Com informações da assessoria de imprensa).

Nos siga no Google Notícias