ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Índice de desenvolvimento industrial recua 6,5 pontos entre abril e maio

Fiems atribui queda, entre outras coisas, à greve dos caminhoneiros

Ricardo Campos Jr. | 05/07/2018 11:31
Funcionário trabalha em linha de produção de refrigerantes em MS (Foto: divulgação/Fiems)
Funcionário trabalha em linha de produção de refrigerantes em MS (Foto: divulgação/Fiems)

O IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) de Mato Grosso do Sul recuou 6,5 pontos entre abril e maio. A Fiems (Federação das Indústrias) atribui esse resultado à greve dos caminhoneiros que aconteceu no fim do mês retrasado, que afetou várias companhias em todo o estado.

Conforme a entidade, o IGDI leva em consideração várias pesquisas de confiança e sondagem e o movimento paredista de 11 dias reduziu a participação das empresas com produção crescente ou estável na passagem de um mês para o outro, saindo de 76,5% em abril para 61,1% em maio.

Os resultados vinham apresentando crescimento desde janeiro, mas os 48,1 pontos no mês retrasado trazem à tona o patamar do início do ano.

Contudo, apesar de ter ajudado, a greve não foi o único fator que ajudou a reduzir o IGDI. A própria intenção de investimentos no setor industrial despencou de 61,8 para 53,7 pontos no período e da mesma forma a participação das empresas que contrataram no mês, que foi de 8,8% em abril para 3,9% em maio. Dados preliminares apontam que esses indicadores devem cair ainda mais.

Como é calculado? - O índice leva em consideração cinco variáveis: emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança.

O primeiro tem como base o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados. Já no segundo, leva em consideração a intenção de investimentos nos próximos seis meses.

Segundo a Fiems, no quesito “produção” é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, da utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial).

Nos siga no Google Notícias