ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Indústria cresce, mas fora das condições financeiras ideais

O índice que mede a produção fechou em 49,9 pontos, com aumento de 6,5 pontos em relação a maio

Ricardo Campos Jr. | 26/07/2018 09:56
Trabalhador do setor industrial em Mato Grosso do Sul (Foto: divulgação/Fiems)
Trabalhador do setor industrial em Mato Grosso do Sul (Foto: divulgação/Fiems)

Depois da retração sentida na greve dos caminhoneiros, o setor industrial de Mato Grosso do Sul voltou a crescer, mas segue fora das condições financeiras ideais na opinião dos empresários. É o que mostra um levantamento feito em junho pela Fiems (Federação das Indústrias do Estado) com 74 empresas entre 2 e 12 de junho.

O índice que mede a produção fechou em 49,9 pontos, com aumento de 6,5 pontos em relação a maio. Isso significa que mais empresas estabilizaram ou aumentaram as produções de um mês para o outro. Se enquadravam nessa condição positiva 70,3% dos estabelecimentos, contra 61,1% no anterior.

Já a capacidade ociosa, que representa o quanto uma empresa poderia estar produzindo a mais para atingir todo o seu potencial, ainda está em níveis considerados altos, embora tenha caído em relação ao estudo passado.

Segundo a Fiems, 33% dos entrevistados consideraram que os níveis de atividade estiveram abaixo do usual em junho. Em maio, essa situação se estendia a 46,8%.

A melhora ficou evidente no índice de avaliação do uso da capacidade instalada, que atingiu 44,5 pontos no sexto mês contra 38,8%.

Cenário econômico – O indicador de empresários insatisfeitos com a margem de lucro operacional no segundo trimestre de 2018 fechou em 41,2 pontos.

Segundo a Fiems, situação parecida foi registrada nas condições de acesso ao crédito (39,7 pontos) e situação financeira geral da empresa (42,5 pontos). Em termos percentuais, 37,9% dos empresários consideraram ruim os resultados financeiros obtidos no período e outros 25,7% consideraram difícil o acesso ao crédito, enquanto 17,6% sequer correram atrás desse tipo de recurso no período.

Com relação à situação financeira geral, 35,1% dos entrevistados a consideraram ruim e 20,3% atribuíram isso ao aumento no preço das matérias-primas.

Outras dificuldades apontadas pelo setor são: elevada carga tributária, falta ou alto custo da matéria prima, dificuldades na logística de transporte, falta de capital de giro, demanda interna insuficiente, competição desleal (informalidade, contrabando e outros), inadimplência dos clientes e falta de financiamento de longo prazo.

Como consequência, o índice de intenção de investimentos teve queda pelo terceiro mês consecutivo, acumulando retração de 13,8 pontos.

Nos siga no Google Notícias