ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 22º

Economia

INSS divulga calendário de pagamento para 2024; confira as datas

Benefício começa a ser pago em janeiro aos assegurados com renda previdenciária de até 1 salário mínimo

Por Idaicy Solano | 08/12/2023 11:01
Fila em frente de agência da Previdência Social, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Fila em frente de agência da Previdência Social, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) definiu o calendário de pagamento dos benefícios de aposentadoria, pensão, auxílio e BPC (Benefício de Prestação Continuada), em 2024. Os beneficiários começam a receber a partir de 25 de janeiro.

Os primeiros a serem contemplados são os segurados com renda previdenciária de até um salário mínimo. Em seguida, serão pagos os benefícios maiores.

O novo calendário prevê o pagamento para 39 milhões de segurados. Os depósitos são feitos de acordo com o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quando vou receber? - Para conferir a data do depósito, basta acessar o aplicativo ou site ‘Meu INSS’. A informação geralmente fica disponível em até sete dias antes de começar o pagamento do mês de competência.

Ao acessar o ‘Meu INSS’, o segurado deve informar o CPF (Cadastro de Pessoas Física) e a senha do Portal do Governo. Na sequência, basta acessar "extrato de pagamento" na página inicial e escolher a data de início e fim da consulta. Lá irá aparecer o extrato do mês, conforme a competência.

Os segurados conseguem conferir o valor provisionado no extrato do INSS no dia previsto para a liberação dos benefícios.

Saques - Quem tem conta benefício deve fazer o saque do dinheiro ou a transferência para outra conta, pois neste modelo não é possível usar a função débito. Quem recebe por conta-corrente ou poupança consegue realizar as movimentações habituais, como pagar contas com cartão ou Pix, fazer transferências e demais negociações.

Atenção com os feriados - O pagamento do benefício costuma ser interrompido durante os feriados bancários, que seguem o calendário de feriados nacionais.

Em feriados estaduais ou municipais, os depósitos não são interrompidos. Neste caso, os valores ficam disponíveis para saques em caixas eletrônicos e transferências, além de movimentações pela internet, independente de haver ou não expediente bancário.

Reajustes - Os benefícios do INSS devem ser reajustados no início de 2024, e o pagamento do valor maior ocorre na competência de janeiro. Os pagamentos vão de 25 de janeiro a 7 de fevereiro. Quem recebe um salário mínimo terá o aumento acima da inflação, conforme a política de valorização do mínimo.

Pagamento de 2023 - O pagamento dos benefícios referentes ao ano de 2023 terminam em janeiro de 2024. O depósito é feito conforme o mês de competência. A competência de dezembro começa a ser liberada no dia 21 deste mês e os depósitos finais vão até 8 de janeiro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias