ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Líder do governo no Senado acredita que MP do ICMS acaba com guerra fiscal

Priscilla Peres | 14/07/2015 15:28
Ministro da Fazenda e senador Delcídio discutem sobre melhorias para os estados. (Foto: Divulgação)
Ministro da Fazenda e senador Delcídio discutem sobre melhorias para os estados. (Foto: Divulgação)

O líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT), tem participado ativamente da unificação de alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e afirma que não tem dúvida que a reforma proposta pela presidente Dilma Roussef (PT) através da criação de dois fundos, vai acabar com a guerra fiscal entre os estados.

Mais que isso, o senador ressalta que este é o projeto mais importante do segundo mandato da presidente Dilma. "Sob o ponto de vista econômico ele é o projeto mais importante e por isso, eu não tenho dúvida nenhuma de que os senadores vão compreender muito bem o que isso representa sob o ponto de vista de federação e aprovarão a MP 683”, assegura Delcídio.

A medida provisória foi publicada no Diário Oficial de hoje institui a criação de dois fundos, um para compensar perdas dos estados e o outro para garantir investimentos. "Ambos serão compostos por recursos advindos da regularização fiscal”, explicou o senador. A expectativa é de que o fundo receba de R$ 25 bilhões a R$ 30 bilhões nos próximos anos.

Delcídio participou de reuniões com a presidente Dilma e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy ontem, para discutir a Medida Provisória publicada hoje no Diário Oficial da União. "O governo optou por estimular a regularização fiscal dos recursos de origem legal depositados por brasileiros no exterior, proposta que venho defendendo há muitos anos e finalmente, agora, se torna realidade”, comentou o senador, depois da publicação, nesta terça-feira, 14 de julho, no DOU, da MP 683/2015 , que Institui o Fundo de Desenvolvimento Regional e Infraestrutura ( FDRI) e o Fundo de Auxílio à Convergência das Alíquotas do ICMS (FAC-ICMS) , com a finalidade de facilitar o comércio interestadual e estimular o investimento produtivo e o desenvolvimento regional.

Nos siga no Google Notícias