ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Maior importador de carne de MS, China suspende embargo ao produto

Ricardo Campos Jr. | 25/03/2017 11:25
JBS suspendeu produção após embargos internacionais à carne brasileira (Foto: Alcides Neto / arquivo)
JBS suspendeu produção após embargos internacionais à carne brasileira (Foto: Alcides Neto / arquivo)

A China, um dos principais importadores da carne produzida em Mato Grosso do Sul, anunciou neste sábado (25) a reabertura total ao mercado brasileiro. O país havia suspenso as compras após os efeitos negativos da operação Carne Fraca da Polícia Federal, que apurou irregularidades pontuais em alguns frigoríficos do Paraná, Minas Gerais e Goiás.

O trabalho da corporação apurou o envolvimento de fiscais do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em um esquema ilegal de liberação de licenças e fiscalizações irregulares em frigoríficos.

Foi constatado que parte das empresas, algumas pertencentes a grandes redes como BRS e JBS, usavam produtos químicos para maquiar carnes vencidas e injetavam água para aumentar o peso dos produtos. Fiscais envolvidos evitavam fiscalizações e emitiam certificados.

Em nota publicada hoje, assinada pelo titular da pasta Blairo Maggi, o MAPA afirma que a decisão da China em retomar as importações é “atestado categórico da solidez e qualidade do sistema sanitário brasileiro e uma vitória de nossa capacidade exportadora”.

Outros países – O Egito também suspendeu o embargo à carne brasileira, segundo informações do Portal G1. As remessas, contudo, estarão sujeitas a checagem no país de origem e após a chegada no país africano.

Também continuarão importando o produto os Estados Unidos, embora tenham aumentado a inspeção que fazem de rotina.

A União Europeia, em contrapartida, informou na sexta que a carne continuará sendo rejeitada e terá de retornar ao Brasil. Uma comissão do grupo enviará representantes para reuniões e visitas a unidades produtivas no intuito de avaliar se as medidas restritivas são necessárias e só então vão decidir se mantém ou suspendem o embargo.

Efeitos – Por conta da suspensão nas importações, a JBS suspendeu por três dias o abate em seis das sete unidades que processam bovinos em Mato Grosso do Sul. Segundo informações da assessoria de imprensa da companhia, a meta é reduzir em 35% a capacidade total de produção. Ao todo, serão paralisadas as atividades em 33 das 36 filiais em todo o país.

Em Mato Grosso do Sul, a única que continuará funcionando será a de Anastácio. Serão paralisadas as duas filiais de Campo Grande e as que estão localizadas em Cassilândia, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.

Em nota, a empresa diz se comprometer a manter o emprego dos 125 mil funcionários de todas as unidades afetadas.

Nos siga no Google Notícias