ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Mais de 7 mil contribuintes de MS caíram na malha fina em 2015

Renata Volpe Haddad | 06/01/2016 10:15

São 7.102 contribuintes que caíram na malha fina em Mato Grosso do Sul, sendo 5.402 residentes em Campo Grande e 1,7 mil em Dourados. Os contribuintes que não receberam a restituição durante o ano passado, podem pedir a antecipação da malha fina no site da Receita Federal.

Pelo site da Receita Federal, é possível o contribuinte acessar o extrato do IRPF, para consultar as pendências existentes na declaração.

De acordo com a Receita Federal, os contribuintes com declarações onde foram apontadas pendências de malha são convidados a prestar esclarecimentos por meio de Termo de Intimação, que solicita a apresentação dos documentos. O prazo fixado na legislação para a Receita Federal solicitar a comprovação documental é de cinco anos, mas existe a opção para que o contribuinte entregue voluntariamente os documentos.

Quem caiu na malha fina, não significa necessariamente que cometeu algum erro. Sendo assim, não há multa por estar em malha, porém, após ser intimado, o contribuinte deve apresentar toda a documentação solicitada.

Ainda segundo a Receita Federal, se a pessoa não tiver os documentos comprobatórios ou se estes não foram aceitos pelo Auditor Fiscal, o imposto será recalculado e havendo novo imposto, haverá incidência de multa de 75% sobre o imposto a pagar além dos juros legais.

Para saber se caiu na malha fina é só acessar o site da Receita Federal ou através do ReceitaFone no número 146.

Nos siga no Google Notícias