ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Marquinhos Trad discute com Aneel amanhã reajuste da Enersul

Marta Ferreira | 24/03/2011 13:55

O deputado Estadual Marquinhos Trad estará amanhã em Brasília para tratar, na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), da proposta de reajuste na tarifa de energia elétrica cobrada pela Enersul (Empresa de Energia Elétrica) de Mato Grosso do Sul), responsável pelo abastecimento de 73 dos 78 municípios do Estado. A empresa pediu aumento de 19,7% a partir de abril.

A decisão da Aneel sai no dia 7 de abril, para cobrança nas faturas de maio.

O deputado vai se reunir com representantes da Superintendência de Regulação Econômica e da Superintendência Técnico-Financeira da Aneel, às quais cabe a decisão sobre o reajuste.

"Qualquer redução já será uma vitória. Se conseguirmos 1% de redução, serão 14 milhões que deixarão de ir para as mãos da concessionária para ficar nas mãos dos consumidores", afirmou Marquinhos sobre a ida à Aneel.

“Se a Aneel já reconheceu que o valor cobrado pela Enersul era abusivo e reduziu a tarifa, como ela justificará esse aumento? De acordo com o reajuste da inflação ele só seria justo se ficasse entre 10.8% a 16%, e não em 19.7%, observa o deputado.

Segundo o deputado, que foi o relator da CPI da Enersul, é preciso levar em conta o momento crítico que o Estado está atravessando com a quebra de safra e os estragos causados pela chuva. “Nesse cenário, o aumento proposto pela concessionária se aceito pela Aneel na sua totalidade, o aumento seria um duro golpe para a população".

Marquinhos Trad lembrou que após a CPI, houve uma redução de quase 20% na tarifa nesses últimos 3 anos, o que fez com que o Estado caísse de 1º para a 25ª posição.

Nos siga no Google Notícias