ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Ministério Público apura terceirização de vagas nos Correios em MS

Paula Vitorino | 10/11/2012 08:01

O MPF-MS (Ministério Público Federal) instaurou inquérito civil para apurar denúncia de terceirização irregular de cargos que deveriam ser preenchidos por aprovados em concurso público do Correios.

A investigação em âmbito estadual também prevê apuração nas procuradorias de outros municípios para checar outras denúncias da mesma irregularidade.

O inquérito foi instaurado pela procuradora Joana Barreiro Batista e publicado no Diário Oficial da União de hoje. Ela não quis dar entrevistas alegando que só após a abertura do inquérito será possível colher mais informações.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de Mato Grosso do Sul foi notificada a fornecer informações esclarecendo se houve ou não terceirização de serviços que poderiam ser preenchidos por candidatos aprovados em concurso.

O outro lado - Em resposta, a assessoria de imprensa dos Correios informou que essa forma de contratação atender demandas sazonais de aumento de carga ou operações especiais. "São situações temporárias, que não justificam a contratação de efetivo permanente".

Conforme os Correios, no concurso público realizado em 2011 pelos Correios, o edital não tratava exclusivamente da cidade de Campo Grande, "mas sim da localidade-base de Campo Grande, que abrange a capital e mais as cidades de Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos".

Segundo a empresa, do concurso realizado em 2011, já foram contratados 61 trabalhadores para a região de Campo Grande, sendo 35 carteiros. Conforme os Correio, o edital do concurso público previa 37 vagas no total, contendo 5 vagas para pessoas com deficiência para a localidade-base Campo Grande. No total, foram contratados para a localidade-base de Campo Grande 61 candidatos, sendo 4 pessoas com deficiência.

A nota informa, ainda, que, além do preenchimento destas 61 vagas, foram abertos outros 12 postos de trabalho por meio de transferência de empregados de outras cidades para Campo Grande. "Os Correios possuem sistema nacional de transferência de empregados para preenchimento de vagas utilizando seu próprio quadro de trabalhadores. Nesses casos, as contratações são efetuadas nas cidades de origem do empregado transferido", informa o texto.

Nos siga no Google Notícias