ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Ministério suspende exportações de carne de unidade da JBS na Capital

Carne bovina é o principal produto exportado por Campo Grande

Osvaldo Júnior | 21/06/2017 15:36
Unidade da JBS em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Unidade da JBS em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

As exportações do frigorífico Friboi, uma das unidades da JBS em Campo Grande, para os Estados Unidos foram suspensas pelo Ministério da Agricultura. A medida foi tomada depois da verificação por inspeção norte-americana de problemas sanitários na carne bovina de frigoríficos brasileiros.

A situação pode impactar o desempenho das vendas externas de Campo Grande. De acordo com o Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), a carne bovina é o principal produto exportado pela Capital e a unidade da JBS é a empresa que responde pela maior receita das vendas.

O Ministério da Agricultura informou que a suspensão, em vigência desde o dia 16 deste mês, será mantida por tempo indeterminado, decorre do fato de problemas sanitários verificados por inspeção norte americana em frigoríficos brasileiros.

Além da unidade da JBS em Campo Grande (a da saída para Sidrolândia), também foram atingidos pela medida três frigoríficos da Marfrig – em São Gabriel (RS), em Promissão (SP) e Paranatinga (MT) – e um da Minerva, em Palmeiras de Goiás.

A JBS foi procurada pelo Campo Grande e respondeu, em nota, que a suspensão afeta “apenas uma planta” do grupo. “A Companhia informa que já encaminhou os esclarecimentos solicitados via Abiec (Associação Brasileira da Indústrias Exportadoras de Carnes) e ressalta que não foram encontrados problemas relativos às instalações da planta ou de qualidade do produto”, acrescenta na nota.

Amônia – A unidade da JBS, da Capital, que estão com a vendas suspensas aos Estados Unidos, está sendo investigada por vazamento de amônia. O caso ocorreu no dia 06 de abril deste ano e o grupo pode ser multado em R$ 50 milhões. 

Exportações – A suspensão das exportações atinge o produto principal das vendas externas. Conforme o Mdic, de janeiro a maio, a receita com a venda da carne bovina (congelada) foi de US$ 72,408 milhões, correspondente a 43% de todo montante movimentado pela Capital nas vendas a outros países.

Ainda de acordo com o Mdic, a JBS está no topo das exportações de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias