ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Pecuaristas querem redução de ICMS do boi para vender a outros estados

Priscilla Peres e Leonardo Rocha | 21/06/2017 11:43
Reunião aconteceu nesta manhã. (Foto: Divulgação)
Reunião aconteceu nesta manhã. (Foto: Divulgação)

Pecuaristas de Mato Grosso do Sul pediram ao governo do Estado a redução da alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o preço do boi para venda. Eles querem que o índice caia de 12% para 7% por três meses.

A justificativa apresentada hoje ao governo, é de que a redução ajudaria pecuaristas a vender gado para outros estados e principalmente outros frigoríficos, além do JBS. A comissão formada por entidades ligadas ao agronegócio, alega que o produtor de MS está "preso" ao JBS e tendo prejuízos.

Presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária, o deputado estadual Marcio Fernandes (PSDB), afirma que na atual situação o pecuarista "não tem pra quem vender o gado", visto que a JBS mudou a política de compra, para pagamento apenas a prazo. A consequência é a maior quantidade de boi no pasto na espera por preços melhores.

O secretário de Fazenda, Marcio Monteiro, participou da reunião e pediu prazo até amanhã para analisar o impacto financeiro nas contas estaduais e então dar a resposta. "Eu entendo que é melhor reduzir a alíquota do que deixar o boi parado no campo", disse o deputado Marcio Fernandes.

O deputado Eduardo Rocha (PMDB) disse que muito da situação atual acontece devido a queda no preço pago pelo gado, aliado aos recentes escândalos envolvendo a cadeia produtiva, como a Operação Carne Fraca, a delação da JBS e a consequente queda no consumo.

"Se aprovada a medida vai beneficiar principalmente produtores da região sul e costa leste do estado. A intenção também é igualar a alíquota cobrada em outros estados".

Nos siga no Google Notícias