ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Ministro não vê problema com Bolívia por redução do gás

Redação | 09/01/2009 17:58

Foi descartada hoje pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, possíveis problemas com a Bolívia por conta da redução da compra do gás natural boliviano. A informação foi publicada no portal Folha de São Paulo.

Em entrevista à Globonews, de acordo com o site, o ministro disse que não vê problemas, pois o corte no consumo aconteceu de forma contratual. Ele alegou que essa redução pode ser feita tranquilamente, após reunião do Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico.

Cerca de 30% da compra de gás natural boliviano foi reduzida pela Petrobras logo depois que o ONS (Operador Nacional do Sistema) determinou que as usinas termelétricas fossem desligadas. A decisão oficializada aconteceu nesta sexta-feira na reunião do conselho.

Em 1999 foi assinado contrato entre o Brasil e a Bolívia, com duração de 20 anos. A contratação do volume pode chegar a 30 milhões de metros cúbicos diários, porém, 70% dessa quantia têm que ser paga independente de o Brasil usar ou não a energia. No entanto, a Petrobras, a compra não será inferior a 19 milhões de metros cúbicos.

A assessoria do ministro de Minas e Energia alegou que o Conselho decidiu que todas as térmicas terão que ficar desligadas, a medida que os reservatórios das hidrelétricas estiverem cheios.

Nos siga no Google Notícias