ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Missão da OIE virá para o MS para inspecionar rebanhos

Redação | 01/08/2008 09:22

Após decidir pelo reconhecimento de Mato Grosso do Sul como área livre de febre aftosa com vacinação, técnicos da OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) virão em novembro para o Estado, onde vão verificar in loco as ações adotadas pela Iagro para controlar rebanhos e evitar a ocorrência de focos de febre aftosa.

A informação foi dada na manhã desta sexta-feira no Aeroporto Internacional de Campo Grande pela secretária de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa. Ela acaba de chegar de Paris, onde acompanhou a reunião técnica da OIE.

Para a secretária a retomada da compra de carne bovina pelo mercado europeu a partir da decisão da OIE é uma conseqüência natural, a exemplo do que aconteceu com outros Estados recentemente.

Embora o mercado esteja eufórico com esta possibilidade devido aos bons preços pagos pelo mercado europeu, a secretária foi contida em seus comentários e ponderou que a crise econômica que afeta dos Estados Unidos já respinga no bolso dos europeus que estão consumindo menos carne. Ainda assim, ela acredita que possa haver melhora no preço da carne, por conta de Países potenciais como a Itália.

Ao todo são 163 países que se orientam pela OIE, dos quais 27 da Europa. Hoje as exportações são voltadas para o Irã, Iraque Egito e Rússia.

Em outubro está prevista a vinda de uma missão da Comunidade Européia ao País, mas ainda não foi informado se eles terão agenda em Mato Grosso do Sul.

ZAV

Nos siga no Google Notícias