ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

MRV vê debandada de pessoal, mas garante que vendas estão boas

Mariana Rodrigues | 25/01/2016 15:57
Funcionários chegaram a sair da empresa por conta das vendas baixas. (Foto: Gerson Walber)
Funcionários chegaram a sair da empresa por conta das vendas baixas. (Foto: Gerson Walber)

A MRV Engenharia divulgou que houve um recuo de 7,1% nas vendas contratadas nos quatros últimos meses de 2015, em todo o país. Essa queda já é visível em Campo Grande, onde é possível notar muitos apartamentos fechados em condomínios da construtora. Porém, a empresa afirma que está contente com os resultados por aqui.

Sem vender, alguns funcionários acabaram sendo orientados a deixar a empresa, já que a mesma alegou que não teria dinheiro para mandá-los embora. Ao Campo Grande News, um ex-funcionário afirma que acabou saindo da empresa devido as vendas baixas. Assim como ele, várias outras pessoas decidiram sair na mesma época.

O trabalhador que pediu para não ter a identidade divulgada, disse ainda que trabalhou por um ano e meio na empresa e saiu em agosto do ano passado. Ele contou que para garantir as vendas a construtora estava fazendo muitas ações para atrair compradores, com descontos no valor dos imóveis, por exemplo. "Tínhamos que ir atrás dos clientes e a maioria das vendas eram feitas por indicação de outros clientes", afirma.

Ainda conforme esse ex-funcionário, os pagamentos na empresa sempre foram feitos em dia, porém quando as vendas eram feitas o salário que eles recebiam não aumentava. "Quando conseguíamos vender eles só repassavam a comissão, não somavam com o salário", explica.

Em vários empreendimentos da MRV há apartamentos à venda. (Foto: Gerson Walber)
Em vários empreendimentos da MRV há apartamentos à venda. (Foto: Gerson Walber)

Ele acredita que as vendas caíram após o Governo Federal passar a restringir crédito para o programa Minha Casa Minha Vida. "Ficou mais difícil para aprovar o crédito, como ficou mais burocrático o processo, acabou tendo uma parada nas vendas".

Resultados - De acordo com a divulgação da MRV, foi registrada queda de 7,1% nas vendas contratadas no quadrimestre de 2015, se comparado ao mesmo período do ano passado, ou seja, houve recuo de R$ 1,378 bilhão. Essas vendas somaram 8.8 mil unidades no quarto trimestre, queda de 10,7%. Porém a empresa está otimista e espera uma redução gradual nas anulações de contratos para o ano de 2016.

Segundo publicação do Valor Econômico, essa queda vem ocorrendo desde 2015, quando as vendas contratadas recuaram em 8,6%, para R$ 5,5 bilhões. Em contato com a assessoria da MRV, a mesma informou que não tem resultado de vendas setorizado por estado, portanto não é possível obter números de Campo Grande. A respeito do resultado geral, a companhia informou que está satisfeita com os números divulgados diante do cenário desafiador para o setor no ano em questão.

Polêmica - Considerada uma das maiores construtoras da América Latina, a MRV foi alvo de polêmica em 2013, após moradores reclamarem de atrasos para receber os apartamentos que foram comprados na planta.

Na época o Campo Grande News noticiou que a empresa estava demorando até dois anos para entregar o imóvel para o cliente. A empresa não informava o os motivos para o atraso e os compradores acabaram tendo que entrar na justiça para conseguir resolver o problema.

Nos siga no Google Notícias