MS fecha mais empresas do que abre e queda chega a 31%, aponta IBGE
A extinção de empresas tem aumentado em todo o cenário nacional, o país fecha mais empresas do que abre pela primeira vez desde 2008, quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou a série histórica do Cempre (Cadastro Central de Empresas). A situação se estende a Mato Grosso do Sul, que em 2014, fechou 12,9 mil negócios, dos 63 mil em operação, e abriu apenas 11,1 mil.
Em Campo Grande, o fechamento de empresas também foi maior que o número de novos negócios: 5 mil encerraram suas atividades e 4,2 mil apostaram no mercado. O levantamento mostrou que a maior encerramento foi no comércio de reparação de veículos e motocicletas – encerramento de 2,3 mil unidades.
- Leia Também
- Vendas do comércio varejista de MS recuam 0,5 % em julho, diz IBGE
- Custo da construção civil no Estado está acima da média nacional, aponta IBGE
Em 2016, pelo menos 1,8 mil de Mato Grosso do Sul fecharam as portas. No confronto com anos anteriores, a taxa de saída chega a 31%: das 54.196 mil empresas abertas no Estado desde 2009, aproximadamente 15,3 mil já foram encerradas, é o que aponta o levantamento feito pela Jucems (Junta Comercial).
De janeiro a agosto do ano passado, 1.389 empresas saíram de operação, o que demonstra a queda do mercado brasileiro impulsionado pela alta da inflação e crise econômica e política do país.
O declínio das atividades tem aumentando a cada mês, e apenas em agosto foram 226 empresas a menos em Mato Grosso do Sul. Em julho, a operação de 209 unidades foram extintas e em junho 149 já tinham fechado.
Os novos investimentos no Estado também registraram queda, e a diminuição representa 17% de queda. Neste ano foram abertas 3.868 novas empresas, em contrapartida, os investidores somavam 4.679 empresas – nos sete primeiros meses de 2015.
Cenário Nacional - A região Centro-Oeste tem terceira maior taxa de saída de empresas, de 20,9%. O norte do país apresenta a pior taxa, e a proporção de saída com novos empreendimento chega a 28,1%.