ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Economia

MS prevê perda de receita de ICMS com alíquota única em combustíveis

Proposta é defendida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

Adriel Mattos | 06/10/2021 17:19
ICMS é cobrado pelos Estados e distribuído aos municípios. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
ICMS é cobrado pelos Estados e distribuído aos municípios. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A proposta de alíquota única de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis, defendida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pode fazer com que 20 estados, incluindo Mato Grosso do Sul, percam juntos R$ 5,5 bilhões/ano em receita. Isso significa que menos R$ 1,3 bilhão estaria chegando aos cofres dos municípios.

Os cálculos de queda de receita foram feitos pela CNM (Confederação Nacional de Mato Grosso do Sul), em estudo ao qual o Campo Grande News teve acesso.

Lira disse em entrevista coletiva nesta terça-feira (5), que um texto com a proposta será apresentado ainda nesta semana. Mas o presidente da Câmara adiantou que quer que o imposto seja calculado a partir da variação do preço dos combustíveis nos dois anos anteriores.

Assim, ele afirma que haveria uma redução imediata de 8% no preço da gasolina, 7% no do álcool e 3,7% no do óleo diesel. Lira explicou que a proposta vai alterar a Lei Kandir e argumenta que não vai interferir na autonomia dos estados.

MS é contra alíquota única – O secretário de estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Felipe Mattos, disse ao Campo Grande News que o governo já fez simulações sobre o impacto da mudança, confirmando que o MS sofrerá perdas de receita, cujo impacto ainda está em estudo. “Esperamos que seja reprovada”, limitou-se a dizer, completando que acompanha a tramitação.

O ICMS é a principal fonte de receita dos estados. No caso dos combustíveis, incide sobre o preço, com a pauta sendo reajustada a cada 15 dias. Para tentar amenizar a crise da alta dos combustíveis, o Governo de Mato Grosso do Sul congelou a pauta.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirmou que pretende se reunir com deputados para mostrar os números e diz contar com apoio de governadores, que serão os principais afetados.

“A União está dizendo que os Estados são os culpados (pela alta dos combustíveis), porque o ICMS é muito alto, mas ninguém mexeu em alíquota. É a política federal que, em função do dólar, da política da Petrobras fez disparar o valor do combustível internamente”, disse. “Se a União quer mudar, que mude nos impostos dela. Política energética não é competência de estados e municípios”, completou Ziulkoski.

De qualquer forma, caberá ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), órgão que reúne secretários estaduais de Fazenda, definir a alíquota. Mas na avaliação da entidade, o grupo jamais chegaria a um consenso sobre alíquota única, já que qualquer mudança no percentual precisa ser aprovado por maioria de dois terços, além de um terço de cada região.

Nos siga no Google Notícias