ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

MS tem 5ª menor inadimplência no cheque entre estados

Redação | 20/09/2010 16:02

Entre janeiro e agosto deste ano, a inadimplência com o cheques teve índice de 1,7% de documentos devolvidos em Mato Grosso do Sul segundo os dados divulgados hoje pela Serasa.

O percentual de cheques sem fundo no Estado é um dos mais baixos do País, conforme o acompanhamento da Serasa, que coloca Mato Grosso do Sul com o quinto menor índice no Páis.

Considerando os números de agosto, o número de cheques descobertos é o menor desde dezembro de 2002.

Realidade nacional-No País, agosto teve o menor volume de cheques devolvidos desde agosto 2004. No acumulado do ano, os cheques também registraram seu menor volume de devoluções em seis anos. De janeiro a agosto de 2010, a inadimplência com cheques foi de 1,82%, o menor percentual para os oito primeiros meses, desde 2004.

Na comparação com igual período de 2009, o número de cheques compensados caiu 9,3% e de devolvidos recuou 26,5%, indicando que a queda na inadimplência não é explicada pela menor utilização do cheque.

Para os economistas da Serasa Experian, os seguidos recuos na inadimplência com cheques caracterizam uma melhora em sua qualidade. Utilizado mais intensamente em compras à vista e parceladas, via pré-datado, para prazos mais curtos, o cheque volta a ser um bom meio de pagamento para os lojistas e consumidores.

Diante do endividamento crescente e dos juros mais altos, os consumidores buscam alternativas de crediário com prazos mais longos para suas compras, para reduzir o valor das prestações, utilizando outros meios de financiamento que não o pré-datado, analisam os economistas da Serasa Experian.

A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue caindo gradualmente, podendo sofrer algumas pressões com as promoções do Dia das Crianças e das festas de final de ano.

Nos siga no Google Notícias