A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

20/09/2010 16:02

MS tem 5ª menor inadimplência no cheque entre estados

Redação

Entre janeiro e agosto deste ano, a inadimplência com o cheques teve índice de 1,7% de documentos devolvidos em Mato Grosso do Sul segundo os dados divulgados hoje pela Serasa.

O percentual de cheques sem fundo no Estado é um dos mais baixos do País, conforme o acompanhamento da Serasa, que coloca Mato Grosso do Sul com o quinto menor índice no Páis.

Considerando os números de agosto, o número de cheques descobertos é o menor desde dezembro de 2002.

Realidade nacional-No País, agosto teve o menor volume de cheques devolvidos desde agosto 2004. No acumulado do ano, os cheques também registraram seu menor volume de devoluções em seis anos. De janeiro a agosto de 2010, a inadimplência com cheques foi de 1,82%, o menor percentual para os oito primeiros meses, desde 2004.

Na comparação com igual período de 2009, o número de cheques compensados caiu 9,3% e de devolvidos recuou 26,5%, indicando que a queda na inadimplência não é explicada pela menor utilização do cheque.

Para os economistas da Serasa Experian, os seguidos recuos na inadimplência com cheques caracterizam uma melhora em sua qualidade. Utilizado mais intensamente em compras à vista e parceladas, via pré-datado, para prazos mais curtos, o cheque volta a ser um bom meio de pagamento para os lojistas e consumidores.

Diante do endividamento crescente e dos juros mais altos, os consumidores buscam alternativas de crediário com prazos mais longos para suas compras, para reduzir o valor das prestações, utilizando outros meios de financiamento que não o pré-datado, analisam os economistas da Serasa Experian.

A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue caindo gradualmente, podendo sofrer algumas pressões com as promoções do Dia das Crianças e das festas de final de ano.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions