ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Economia

MS teve segundo melhor "saldo" em gasto público durante a pandemia

Estado aumentou 1% das despesas públicas, mas teve variação de 11% na receita recebida

Guilherme Correia | 27/10/2020 12:40
Hospital de campanha motando no pátio do Hospital Regional, na Capital (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Hospital de campanha motando no pátio do Hospital Regional, na Capital (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Entre janeiro a junho de 2020, Mato Grosso do Sul teve aumento de 11% nas receitas públicas se comparado ao mesmo período em 2019, com base em relatório da Secretaria do Tesouro Nacional. Além disso, as despesas cresceram apenas 1%, com base nos mesmos dados, o que faz com que o Estado tenha a segunda maior diferença entre o que recebe e o que gasta, ficando atrás apenas de Mato Grosso.

A variação no que o Governo do Estado recebeu, ou seja, o crescimento nas receitas correntes foi a mesma que o Amazonas (11%). Apesar disso, o estado da região norte do país teve maior aumento na despesa, de 4%.

Já o crescimento do valor despendido foi menor que 16 outras unidades federativas do Brasil, e o mesmo que o constatado em Rio Grande do Norte (1%). Os estados que lideram o aumento no que foi gasto são Roraima (24%), Pará (17%), Amapá (13%), Tocantins (10%), seguido do Distrito Federal (9%).

O relatório mostra que, de janeiro a junho, a queda nas despesas públicas do estado de Goiás foi a maior em todo o País. Os goianos reduziram 8% dos gastos públicos.

Nos siga no Google Notícias