ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Nelsinho acompanha amanhã nos correios entrega do IPTU

Redação | 28/12/2008 11:08

Nessa segunda-feira o prefeito Nelsinho Trad acompanha o início da distribuição dos carnês do IPTU, em Campo Grande. O lançamento simbólico da cobrança neste ano será às 8 horas, na agência dos Correios (próximo à Rodoviária). A partir daí, os documentos começam a ser entregues aos contribuintes. A primeira parcela deve ser paga em fevereiro. O telefone 156 já foi ativado para solucionar dúvidas sobre a cobrança.

No total o valor esperado em arrecadação de IPTU é de R$ 122 milhões, com aumento de 7% em relação ao montante do ano passado. A meta, como sempre, é diminuir o índice de inadimplentes que hoje é de 25%. Uma das estratégias continua o sorteio. Em 2009 quem pagar em dia vai concorrer a um carro, poupanças de R$ 10 mil e notebooks.

No próximo ano, 112 mil imóveis de contribuintes que costumam pagar em dia o Imposto Predial Urbano terão desconto extra de 10% na quitação do imposto, garantidos pelo município como bônus. O abatimento vai atender aqueles que durante quatro anos não atrasaram o pagamento. A cada ano, com a quitação em dia, o contribuinte recebeu bônus de 2.5 pontos, e ao somar 10 pontos garantiu a inserção no benefício. O processo começou em 2005, com o IPTU Azul e facilidades para os inadimplentes colocarem as contas em dia.

A conta usada pela Prefeitura para calcular o valor venal dos imóveis e reajustar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2009 foram publicadas no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

Trata-se de um cálculo complexo, que leva em conta fatores como topografia, área edificada e depreciação.

O reajuste médio na conta do contribuinte é de 7,2%. Foram usados como referência para o reajuste o IPCA-E (de 6,2%) e o indicador Sinduscon (10,64%).

Em alguns bairros o reajuste ficou acima da inflação apurada, devido à valorização da região. Este é o caso da região do Parque do Sóter, englobando Jardim Polonês, Vilas Boas e Jardim Mansur.

A mesma edição do Diogrande traz o texto da lei do IPTU Progressivo, em vigor a partir de hoje, que estipula a majoração da alíquota pelo prazo de 5 anos consecutivos sobre a propriedade na região central de Campo Grande que tiver obrigações descumpridas, como terreno ou obra abandonada.

Confira as informações sobre o IPTU no Diogrande, a partir da página 4.

Nos siga no Google Notícias