ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Após um ano de discussão, novo Código Florestal aprofunda fosso entre ambientalistas e ruralistas

Fabiano Arruda | 26/04/2012 11:24
Deputados federais comemoram aprovação do texto-base do novo Código Florestal. (Foto: Alexssandro Loyola)
Deputados federais comemoram aprovação do texto-base do novo Código Florestal. (Foto: Alexssandro Loyola)

Um ano depois do texto do Código Florestal passar pelo crivo da Câmara Federal sob polêmica, a matéria segue separando ambientalistas e ruralistas. Ontem, por 284 votos a 174, deputados federais rejeitaram o projeto que passou pelo Senado e aprovaram o texto proposto pelo deputado mineiro Paulo Piau (PMDB).

Os principais pontos do debate, levantados em 2011, sobre a anistia a produtores que desmataram áreas anteriores a 2008 e as regras de conservação das APPs (Áreas de Preservação Permanente), seguem motivando discursos otimistas e radicais de ambos os lados.

Voto favorável ao texto de Piau, o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) repudia o conceito de anistia. “Não existe anistia. O produtor pode recompor as áreas que degradou, recuperando a mata ciliar, antes de receber multa”, afirmou, destacando que o texto do Senado privilegiava grandes e médios fazendeiros.

“O Código tem equilíbrio, segurança jurídica e foi o texto possível”, completou.

O deputado Geraldo Resende (PMDB) também defende o equilíbrio da matéria aprovada pelos deputados. Ele também discorda do termo anistia e considera que a matéria aprovada no Senado penalizaria 33 milhões de pequenos produtores no País.

O voto de Resende apareceu na lista como favorável ao Senado, no entanto, ele informou que fez a opção errada na hora da votação e que fez retificação. “O debate sobre o Código levou dez anos e houve todas as intervenções necessárias”, opinou para explicar que as polêmicas tiveram tempo para serem diluídas.

Para o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Jocelito Krug, o Código vai nortear a questão ambiental no País. Ele considera que a legislação não afeta tanto Mato Grosso do Sul.

No entanto, Krug admite que os pequenos produtores terão maior dificuldade em recuperar áreas degradadas conforme previsto no Código e afirmou que seria impossível, “numa tacada só”, corrigir as distorções ambientais do passado.

Sobre os pequenos produtores, o presidente da entidade defende que os governos auxiliem na recuperação de áreas degradadas, já que muitos utilizam a área como agricultura de subsistência.

”Juvenil” - “Pareciam crianças do ensino fundamental elaborando propostas. Foi pífio”, criticou a aprovação do projeto o diretor de políticas públicas do Ecoa (Ecologia e Ação), André Siqueira.

Para ele, o trabalho do deputado Paulo Piau modificou consideravelmente a proposta inicial de Aldo Rebelo (PCdoB/SP), relator da matéria no ano passado. Na opinião de Siqueira a disposição do Código ficou genérica.

Deputado Antônio Carlos Biffi foi o único da bancada de Mato Grosso do Sul que votou contra o texto aprovado na Câmara. (Foto: Arquivo)
Deputado Antônio Carlos Biffi foi o único da bancada de Mato Grosso do Sul que votou contra o texto aprovado na Câmara. (Foto: Arquivo)

“Parabéns a classe rural por transformar o público em privado. Eles se articulam para que o País inteiro governe a favor deles. Fizeram uma lei encaixada a seus interesses”, ironizou.

O diretor do Ecoa ainda chamou os deputados de “analfabetos” da realidade do País em referência à necessidade de conservação de matas ciliares de encostas de morros, um dos fatores responsáveis para deslizamentos. Segundo ele, a proteção nestas áreas no Código é insuficiente.

“Eles (deputados) não perderam famílias em desmoronamentos para não enxergar que o problema dos deslizamentos está na má conservação das matas ciliares nas encostas de morros. Não estamos falando de passarinhos e plantinhas. A sociedade urbana e a economia serão afetadas”, criticou.

Ele se mostra pessimista quanto a possibilidade da presidente Dilma Rousseff (PT) vetar a matéria. No entanto, garante que entidades ligadas à defesa do meio ambiente vão encontrar brechas inconstitucionais no código para “encher” os tribunais de processos.

Já o deputado Antônio Carlos Biffi (PT) contraria a opinião do ambientalista e acredita que a presidente vai vetar alguns pontos do projeto, enquanto outros serão alvos de ações judiciais.

Ele foi o único parlamentar da bancada de Mato Grosso do Sul que votou contra o texto do deputado Paulo Piau e defendeu a disposição da matéria aprovada no Senado, seguindo orientação da bancada do PT. E endossou as críticas sobre a forma de como a conservação das APPs está expressa. “Reduziu sensivelmente a obrigação da preservação. O Brasil não ganha com isto”, acentua.

Para Biffi, as discussões acerca do Código deixaram evidente a separação entre o meio ambiente e o agronegócio. E argumenta que o pequeno produtor deve ter atenção especial. “A agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos no País”.

Frustração - Segundo informações de reportagem publicada pela Agência Brasil nesta quinta-feira, o texto base do novo Código Florestal, com as mudanças propostas pelo deputado Paulo Piau, agradou aos ruralistas.

O governo e os ambientalistas defendiam o texto aprovado pelos senadores e enviado à Câmara para nova votação, com o argumento que, no Senado, a proposta havia sido acordada com o setor produtivo e com os ambientalistas, e que também contou com a aprovação de deputados. A expectativa é que a presidente vete vários pontos do projeto.

Nos siga no Google Notícias