A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

08/08/2013 10:22

Novos parques aquícolas vão produzir 17 mil toneladas de pescado em MS

Edivaldo Bitencourt e Leonardo Rocha
Governador e bancada conversam com ministro da Pesca, Marcelo Crivella (Foto: Divulgação)Governador e bancada conversam com ministro da Pesca, Marcelo Crivella (Foto: Divulgação)

Os cinco novos parques aquícolas vão produzir 17 mil toneladas de pescado por ano, dobrando a produção atual de Mato Grosso do Sul. Na manhã de hoje (8), o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, lançou, na Governadoria, os editais para a cessão onerosa e não onerosa das áreas aquícolas nos reservatórios da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, na divisa com o Estado de São Paulo.

De acordo com o ministro, serão cedidas 52 áreas para famílias de pequenos produtores rurais e ribeirinhos, que serão selecionados por meio de concorrência e seleção pública. Já as 11 áreas onerosas, que serão feitas por melhor lance e concessão por 20 anos, serão para empresas. A expectativa é gerar 274 empregos diretos e somar uma área de 91 hectares.

Crivella destacou que Mato Grosso do Sul tem logística e infraestrutura para receber os investimentos em piscicultura. Ele citou como vantagem a proximidade dos grandes centros consumidores e as condições econômicas para viabilizar os empreendimentos.

Inicialmente, os parques aquícolas serão instalados na bacia do Rio Paraná, na divisa com São Paulo. No entanto, o ministro antecipou que estuda a implantação do projeto na bacia do Rio Paraguai. O governador André Puccinelli (PMDB) citou que os municípios de Coxim, Miranda e Corumbá podem ser contemplados na próxima etapa.

“Vamos trazer a infraestrutura e os equipamentos necessários”, garantiu Crivella, sobre a possibilidade de incluir a nova região no programa. Ele disse que a meta nacional é elevar a produção de pescado de 470 mil para 1 milhão de toneladas anuais. Em Mato Grosso do Sul, a proposta é dobrar de 17 mil para 34 mil toneladas por ano.

Crivella disse que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) investiu R$ 10 milhões em pesquisa para explorar a piscicultura em todas as regiões do País. O objetivo é criar as espécies de peixes mais consumidas no País.

Merenda“O peixe é um alime3nto saudável e recomendado para a saúde”, ressaltou o governador, que também é médico.

Ele ainda citou que estuda incluir o peixe na merenda escolar da rede pública estadual. Atualmente, segundo Puccinelli, 30% dos alimentos são comprados do comércio local. Esta parte poderá incluir o peixe para melhorar a qualidade de alimentação dos alunos.

Governador e ministro de Pesca lançam editais para oferta de áreas aquícolas
O governador André Puccinelli (PMDB) recebe nesta quinta-feira (08), às 10 horas, na Governadoria, o ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella...
Ministro da Pesca muda agenda e vem para Campo Grande nesta quinta-feira
Pela segunda vez em menos de seis meses, o ministro da Pesca e Agricultura, Marcelo Crivella, virá a Campo Grande. A visita foi solicitada no início ...
Ministro da Pesca vem a MS lançar edital de concessão de áreas aquícolas
Pela segunda vez em menos de seis meses, o ministro da Pesca e Agricultura, Marcelo Crivella, virá a Mato Grosso do Sul. A visita foi solicitada no i...
Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...


Maravilhoso esse PROJETO. Precisamos explorar racionalmente e de maneira sustentável as nossas águas interiores e essa e uma dessas maneiras. Todo mundo de parabéns.
 
Alicio Mendes em 09/08/2013 08:24:19
Eu sempre insistí na idéia de aproveitar os pescadores profissionais que existem em cidades como Aquidauana, Corumbá, Porto Murtinho, etc., e aproveitá-los em projetos de piscicultura, assim eles teriam trabalho o ano todo, poderiam proibir totalmente a pesca, por pelo menos uns dois anos nos rios do MS (para repovoamento), e depois reabrir só para turistas e amadores.
 
Kaio Gleizer em 08/08/2013 16:14:30
“O peixe é um alime3nto saudável e recomendado para a saúde”, André Puccinelli




Agora eu como peixe, pois pagar 30,00 reais em um kilo de peixe é IMPOSSIVEL.




NEI SALVIANO
 
nei salviano em 08/08/2013 12:03:11
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions