ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Novos parques aquícolas vão produzir 17 mil toneladas de pescado em MS

Edivaldo Bitencourt e Leonardo Rocha | 08/08/2013 10:22
Governador e bancada conversam com ministro da Pesca, Marcelo Crivella (Foto: Divulgação)
Governador e bancada conversam com ministro da Pesca, Marcelo Crivella (Foto: Divulgação)

Os cinco novos parques aquícolas vão produzir 17 mil toneladas de pescado por ano, dobrando a produção atual de Mato Grosso do Sul. Na manhã de hoje (8), o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, lançou, na Governadoria, os editais para a cessão onerosa e não onerosa das áreas aquícolas nos reservatórios da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, na divisa com o Estado de São Paulo.

De acordo com o ministro, serão cedidas 52 áreas para famílias de pequenos produtores rurais e ribeirinhos, que serão selecionados por meio de concorrência e seleção pública. Já as 11 áreas onerosas, que serão feitas por melhor lance e concessão por 20 anos, serão para empresas. A expectativa é gerar 274 empregos diretos e somar uma área de 91 hectares.

Crivella destacou que Mato Grosso do Sul tem logística e infraestrutura para receber os investimentos em piscicultura. Ele citou como vantagem a proximidade dos grandes centros consumidores e as condições econômicas para viabilizar os empreendimentos.

Inicialmente, os parques aquícolas serão instalados na bacia do Rio Paraná, na divisa com São Paulo. No entanto, o ministro antecipou que estuda a implantação do projeto na bacia do Rio Paraguai. O governador André Puccinelli (PMDB) citou que os municípios de Coxim, Miranda e Corumbá podem ser contemplados na próxima etapa.

“Vamos trazer a infraestrutura e os equipamentos necessários”, garantiu Crivella, sobre a possibilidade de incluir a nova região no programa. Ele disse que a meta nacional é elevar a produção de pescado de 470 mil para 1 milhão de toneladas anuais. Em Mato Grosso do Sul, a proposta é dobrar de 17 mil para 34 mil toneladas por ano.

Crivella disse que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) investiu R$ 10 milhões em pesquisa para explorar a piscicultura em todas as regiões do País. O objetivo é criar as espécies de peixes mais consumidas no País.

Merenda“O peixe é um alime3nto saudável e recomendado para a saúde”, ressaltou o governador, que também é médico.

Ele ainda citou que estuda incluir o peixe na merenda escolar da rede pública estadual. Atualmente, segundo Puccinelli, 30% dos alimentos são comprados do comércio local. Esta parte poderá incluir o peixe para melhorar a qualidade de alimentação dos alunos.

Nos siga no Google Notícias