ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Número de endividados aumenta, mas inadimplência registra queda

Apesar do aumento de pessoas em dificuldades, mais cidadãos têm condições de pagar

Adriel Mattos | 06/10/2021 09:43
Cartão de crédito é o maior meio de endividamento. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
Cartão de crédito é o maior meio de endividamento. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

O número de pessoas endividadas em Campo Grande aumentou em setembro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada nesta quarta-feira (6) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Apesar disso, mais pessoas apresentaram condições de quitar os débitos.

De 64,7% em agosto, o índice passou a 65,4% em setembro. Isso representa 207,1 mil pessoas com dívidas. Por outro lado, o indicador de inadimplência teve uma leve redução. Desta vez, 32,5% informaram estar com contas em atraso, contra 33,4% em agosto e os que dizem que não terão condições de pagar passaram de 16,2% a 14,4%.

Considerando o tipo de dívida, o cartão de crédito segue sendo o “vilão”, com 62,4% das pessoas com faturas em atraso. Na sequência, aparecem os carnês (24,4%), financiamento de imóvel (14,5%) e financiamento de veículo (9,9%).

A maior parte das dívidas tem mais de três meses (56,3%). Além disso, 52,1% disseram que comprometeram entre 11% e 50% da renda mensal. Por fim, 44,2% informaram que não têm condições de pagar. Outros 23,5% garantiram que podem pagar pelo menos uma parte e 23,2% acreditam que poderão quitar todas as dívidas.

“Com a melhora do nível de empregos e retomada da economia, o consumidor consegue organizar melhor o orçamento, mas ainda assim, é preciso avaliar o cenário com cautela, lembrando que em setembro do ano passado, o índice de famílias que informavam que não teriam condições de pagar as dívidas era de 10,4%”, declarou o presidente da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), Edison Araújo.

Nos siga no Google Notícias