ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Um mês após fim do toque de recolher, novo normal tem menos pessoas em casa

Contudo, casos e mortes seguem em níveis baixos por conta da vacinação

Guilherme Correia | 23/09/2021 10:12
Pessoas atravessam rua no Centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Pessoas atravessam rua no Centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Dados do Google, que coleta informações de localização dos celulares de usuários, indicam que Mato Grosso do Sul confirma o óbvio aumento na taxa de mobilidade urbana com o fim do toque de recolher, decretado no início da pandemia para reduzir danos da pandemia da covid-19.

Exatamente há 1 mês, decreto do governo estadual acabou com o toque de recolher. Antes disso, o conceito de atividades essenciais já havia sido desconsiderado e, desde a segunda-feira, não há mais limites de lotação em comércios e eventos. Atualmente, apenas álcool em gel nas portas dos estabelecimentos e as máscaras indicam que a pandemia é presente.

Graças a vacinação, os índices de infecção e óbito pelo coronavírus têm sido cada vez menores. Cerca de 54% da população total já recebeu duas vacinas ou dose única.

Segundo a plataforma do Google, atividades de lazer e recreação tiveram um aumento de 50%, na comparação entre a média de 18 de setembro e o período verificado quatro semanas antes. Outra categoria, a que registrou maior aumento, foi a de parques públicos em céu aberto - 51,9%.

Além disso, a ida para mercados e farmácias cresceu 9,4%, enquanto a mobilidade no trânsito cresceu 12,6%. O trabalho presencial aumentou apenas 3,2% e os dados apontam que houve uma redução de aproximadamente 33% das pessoas que passam maior parte do tempo em casa.

Entenda os dados - De acordo com o Google, tais dados mostram como as visitas e o tempo de permanência em locais diferentes mudam em comparação com um valor base. "Esses relatórios foram desenvolvidos para dar informações úteis, sem deixar de obedecer aos nossos protocolos rigorosos de privacidade e proteger os dados das pessoas".

Jamais são disponibilizadas informações de identificação pessoal, como local, contatos e deslocamento de indivíduos", garante a plataforma.

Para a categoria lazer e recreação, utiliza-se a mobilidade em restaurantes, cafés, shopping centers, parques temáticos, museus, bibliotecas e cinemas. Para mercados e farmácias, se consideram mercados, armazéns de alimentos, feiras, lojas de alimentos gourmet, drogarias e farmácias, por exemplo.

Já os parques incluem parques nacionais, praias públicas, marinas, parques para cães, praças e jardins públicos. Por fim, a seção transporte considera a mobilidade de lugares como terminais de transporte público, por exemplo, estações de metrô, ônibus e trem.

Nos siga no Google Notícias