ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Operadora embolsa desconto que cliente tem direito

Deputado Paulo Duarte foi à Justiça contra empresa de celular que não repassa desconto de imposto ao cliente

Aline dos Santos | 31/08/2022 12:03
“A empresa não repassou para o consumidor, embora esteja pagando menos imposto", diz Paulo Duarte. (Foto: Marcos Maluf)
“A empresa não repassou para o consumidor, embora esteja pagando menos imposto", diz Paulo Duarte. (Foto: Marcos Maluf)

Em vigor desde 23 de junho deste ano, a Lei Complementar 194 determinou queda na aplicação de alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), de 27% para 17% em produtos e serviços essenciais, como combustíveis e comunicações. Mas enquanto o preço final da gasolina foi fiscalizado com lupa pelos consumidores, atentos a cada centavo de real, a conta de telefonia permaneceu igual, ou seja, com prejuízo ao consumidor.

A constatação é do deputado estadual Paulo Duarte (PSB), que vai entrar na Justiça contra as operadoras de telefonia. A primeira ação será protocolada contra a empresa Vivo, que já teve faturas analisadas pelo parlamentar.

“Todo mundo quer a redução do imposto, mas a redução precisa chegar ao preço do produto. Com a gasolina, aconteceu o que deveria acontecer. O preço reduziu proporcionalmente. Agora, nas telecomunicações eles não reduziram o preço do produto para o consumidor, não reduziram um centavo sequer no preço do produto. Estão usando uma artimanha, uma esperteza. Isso está provado na fatura, que estão deliberadamente lesando o consumidor”, afirma.

Economista, ex-secretário estadual de Fazenda e com carreira na área tributária, o parlamentar apresenta o comparativo entre contas datadas de 25 de maio e 25 de agosto deste ano. Em maio, antes da lei federal, o plano contratado de internet, telefone e serviços digitais totalizava R$ 154,99. No mês de agosto, a conta posterior à legislação trouxe os mesmos R$ 154,99.

Segundo o deputado, a conta do mês de maio tem a aplicação de alíquota de 29% de ICMS (resultante de 27% mais 2% do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza).

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Dos R$ 154,99, o imposto corresponde a R$ 44,94. Já após a lei, deveria ser aplicado o ICMS de 19% (17% da alíquota mais 2% do fundo), com o valor de R$ 29,44 de tributo. Portanto, o valor da conta deveria ter caído para R$ 135,85. Desta forma, conforme o parlamentar, quem pagou R$ 154,99 em maio, deveria pagar R$ 135,85 em agosto, com redução de R$ 19,14.

“A empresa não repassou para o consumidor, embora esteja pagando menos imposto. Em outras palavras, ela está ficando com o dinheiro da redução do imposto, quando o objetivo foi reduzir o valor da conta. Agora, imagine isso aqui multiplicado por milhões de pessoas no Estado”, destaca o deputado.

Paulo Duarte vai pedir que a Justiça determine a restituição de valores a clientes de Mato Grosso do Sul. Neste caso, a legislação que protege o consumidor prevê a devolução em dobro.

Em resposta ao Campo Grande News a Vivo garantiu que a redução da carga tributária do ICMS serão repassadas aos consumidores ainda em 2022. "O desenvolvimento técnico de múltiplos sistemas e com processamento plano a plano, teve início em julho, assim que os primeiros estados realizaram a divulgação das novas alíquotas. Dentro deste cenário, até setembro aproximadamente 80% dos clientes já deverão ser impactados com a redução dos valores em sistema, mantendo-se o processamento do ajuste na fatura até o limite do mês de novembro", informou a nota.

Além disso, a empresa informou que desde o inicio do mês são oferecidos planos com redução de carga tributária e também a possibilidade de migração, aos clientes que desejarem.

"Desde o início de agosto, os clientes já podem adquirir ou migrar para os planos com redução de carga tributária, se desejarem.  Adicionalmente, serão feitas compensações dos valores referentes à redução dos preços que não puderam ser feitos de forma imediata. A empresa enxerga que a redução do preço na fatura traz benefícios reais ao usuário e, por isso, tem focado seus esforços nessa medida", completou.


*** Matéria editada às 14h37 para acréscimo de informações.



Nos siga no Google Notícias