ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Para cada 0km vendido, 3 veículos usados saem das garagens em MS

Vendas de seminovos e usados cresceu 25,6% de junho a julho e ultrapassou a marca de 100 mil unidades

Jones Mário e Viviane Oliveira | 13/08/2019 13:57
Feirões são uma das estratégias adotadas por garagistas para esvaziar seus pátios (Foto: Kísie Ainoã)
Feirões são uma das estratégias adotadas por garagistas para esvaziar seus pátios (Foto: Kísie Ainoã)

As vendas de veículos seminovos e usados cresceu 25,6% de junho a julho e ultrapassou a marca de 100 mil unidades comercializadas este ano, em Mato Grosso do Sul. O aquecimento do setor é evidenciado se comparado com o mercado de novos, que movimenta uma unidade para cada três usados negociados.

Conforme dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), 118.054 seminovos e usados foram vendidos no Estado entre janeiro e julho deste ano, dos quais 20.164 somente em julho. No mês anterior, o segmento tirou 16.048 unidades das garagens.

Os veículos rodados respondem por 77% do mercado de automóveis em Mato Grosso do Sul este ano. Os outros 23% são equivalentes aos 33.599 zero quilômetro vendidos nos sete meses corridos de 2019 - números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que representa 7 mil concessionárias do País.

Garagista Filipe Muniz sentiu aquecimento do mercado de seminovos e usados (Foto: Kísie Ainoã)
Garagista Filipe Muniz sentiu aquecimento do mercado de seminovos e usados (Foto: Kísie Ainoã)

Os feirões são uma das estratégias adotadas pelos garagistas para esvaziar seus pátios. Proprietário da Revolução Automóveis, Filipe Muniz vendeu sete seminovos e usados em apenas um dia de evento, realizado no último fim de semana.

“As vendas estão aquecidas. Fizemos outro feirão no mês passado, com saldo total de cerca de 200 veículos vendidos. As pessoas estão mais confiantes em fazer compromisso a longo prazo”, revelou. Os feirões propiciam descontos de até R$ 1 mil no valor total do carro, possibilidade de parcelar a entrada ou mesmo dispensar o pagamento inicial.

(Infográfico: Ricardo Oliveira)
(Infográfico: Ricardo Oliveira)

A aposentada Anice Almeida de Araújo, 71 anos, foi uma das beneficiadas pelas facilidades. Ela comprou um Ford Ka 2011/2012 de presente para a filha e financiou em cinco anos, sem entrada.

“Nós moramos na Vila Sobrinho, mas ela trabalha na Avenida Três Barras. É longe e ela estava de carona com um colega, dividindo a gasolina. Ela merece o presente”, contou. Anice assegurou também que pesquisou antes. Segundo ela, o valor e as condições compensaram.

Anice Almeida de Araújo aproveitou feirão para comprar carro de presente para a filha (Foto: Kísie Ainoã)
Anice Almeida de Araújo aproveitou feirão para comprar carro de presente para a filha (Foto: Kísie Ainoã)

No início de agosto, bancos anunciaram redução das taxas de juros em linhas de crédito para financiamento de veículos após corte do Banco Central na Selic. O Banco do Brasil foi um deles, que baixou o juro em negócios de carros novos ou seminovos contratados pelo mobile de 0,88% para 0,84% ao mês.

Mais procurados – Segundo dados da Fenauto, os veículos com mais de nove anos de fabricação são os mais visados em Mato Grosso do Sul. Juntos, os chamados “usados maduros” (de 9 a 12 anos) e os “velhinhos” (mais de 13 anos) responderam por 42,2% das negociações este ano – ou 49.862 carros.

Os “usados jovens” (de 4 a 8 anos) aparecem pouco atrás, com 49.374 unidades vendidas, correspondentes a 41,8% do mercado. A fatia restante do setor equivale a 18.818 seminovos (zero a 3 anos).

(Infográfico: Ricardo Oliveira)
(Infográfico: Ricardo Oliveira)

Já o modelo mais vendido em julho foi o VW Gol, com 1.571 unidades - 13,6% do total de automóveis. O Fiat Uno vem na sequência, com 1.159 carros comercializados (10%).

Na categoria “comerciais leves”, a Chevrolet S10 foi a líder de vendas do sétimo mês do ano, com 737 unidades retiradas das garagens. Já entre as motos, a mais visada foi a Honda CG150, com 927 unidades negociadas.

Nos siga no Google Notícias