ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Para Fiems, juro maior prejudica produção industrial

Redação | 10/06/2010 07:51

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, avalia que o aumento da taxa básica de juro, a Selic, de 9,50% para 10,25% ao ano, pode prejudicar a produção industrial, uma vez que o crédito também fica mais caro.

"Com receio do retorno da inflação, o Governo Federal iniciou um processo que, a médio prazo, pode afetar o crescimento que o setor está registrando nos últimos meses. A dificuldade de se obter crédito faltamente prejudicará o industrial, que terá de reduzir sua produção", analisou.

Para Sérgio Longen, a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central de aumentar os juros em 0,75 ponto percentual, anunciada ontem, também comprometerá o crescimento da economia estadual e nacional previsto para este ano. "Penso que a União teria outras formas de impedir o retorno da inflação", reforçou, referindo-se ao crescimento de 9% no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil no primeiro trimestre deste ano e a previsão de o Estado fechar o ano com aumento de 11,04% no PIB Industrial.

Longen ressalta que em março o governo já havia retirado incentivos fiscais criados para amenizar o impacto da crise internacional sobre a economia brasileira. De acordo com a Fiems, estudo da CNI aponta ainda que o aumento do investimento foi mais intenso do que o do consumo para o crescimento da economia no primeiro trimestre e a maturação desses investimentos aumentará a capacidade de produção da indústria, o que reduzirá eventuais pressões inflacionárias no futuro.

"Além disso, a evolução recente dos preços aponta para o arrefecimento da inflação, especialmente dos alimentos, portanto, há espaço para que o ciclo de alta dos juros seja mais curto e de menor intensidade que o inicialmente previsto", informa a Fiems.

Nos siga no Google Notícias