ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Para governador, fábrica inaugura com horizonte favorável à expansão

Investimento de R$ 25 milhões em Rio Brilhante vai gerar 50 empregos

Tainá Jara | 16/11/2019 12:05
O secretário de Agricultura, Jaime Verruck, o fundador e CEO da empresa, Renato Benatti, e o governador Reinaldo Azambuja, em inauguração da fábrica de fertilizantes (Foto: Divulgação/Semagro)
O secretário de Agricultura, Jaime Verruck, o fundador e CEO da empresa, Renato Benatti, e o governador Reinaldo Azambuja, em inauguração da fábrica de fertilizantes (Foto: Divulgação/Semagro)

Com aumento de área plantada e produtividade nos últimos anos em Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja acredita que a fábrica de fertilizantes, inaugurada neste sábado (16), em Rio Brilhante, distante 150 quilômetros de Campo Grande, abre as portas com horizonte favorável à expansão.

“Tenho certeza que a Hinove [Agrociência], que inaugura com uma capacidade produtiva, já olha a possibilidade de expansão de produção. Porque vai ser um mercado que vai ter demanda e isso é muito importante para economia do nosso Estado”, afirmou o governador durante inauguração.

A indústria, com área de 100 mil metros quadrados, terá capacidade produtiva anual de 400 mil toneladas de fertilizantes líquidos e outras 400 mil toneladas de fertilizantes sólidos.

Na avaliação do governador, a produção aumenta a competitividade do Estado no mercado nacional e internacional. Além disto, é instalada em região com problemas específicos, como veranico, estiagem que ocorre em períodos chuvosos, com dias de muito sol e calor; e instabilidades no solo.

A perspectiva positiva apontada pelo governador se deve a projeção de crescimento positivo da economia para os próximos dois anos. A expectativa é de que o PIB (Produto Interno Bruto) de 2018 chegue a R$ 102 bilhões no Estado.

Fundador e CEO da empresa, Renato Benatti explica que os fertilizantes atendem a todas as culturas, principalmente cana de açúcar e milho. "Temos como lema inovar, cultivar e prosperar e sabemos que nesta área de fertilizantes há muito espaço para fazer novo e crescer".

A indústria foi instalada em área de 100 mil metros quadrados no município de Rio Brilhante (Foto: Divulgação/Semagro)
A indústria foi instalada em área de 100 mil metros quadrados no município de Rio Brilhante (Foto: Divulgação/Semagro)

A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participou ativamente da implantação da Hinove em MS, iniciando na captação de investimentos, passando pela proposta de ambiente de negócio e chegando até a o investimento, que contou com incentivos fiscais por meio do MS Empreendedor e recursos do FCO.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destacou que a Hinove representa uma ação de encadeiamento produtivo, que gera desenvolvimento para o Estado. "Esse grupo tambem investe em inovação, com pesquisa e ciência para fazer produtos que beneficiam diretamente o produtor e de forma diferenciada".

Pesquisa - Paralelamente às parcerias no campo industrial, a empresa também fechou uma série de acordos com universidades para a realização de pesquisas, visando trazer modernas técnicas de desenvolvimento de novos fertilizantes.

Entre esses parceiros estão: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Embrapa, USP – São Carlos, UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus de Jaboticabal e Nutrição de Plantas Ciência e Tecnologia Ltda (NPCT).

Nos siga no Google Notícias