ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Para Ministério, recuperação da produtividade é meta para a cana-de-açúcar

Nícholas Vasconcelos | 22/12/2012 19:33

Promover a expansão da oferta de matérias-primas para a produção do etanol para = atender a capacidade industrial alcooleira instalada é uma das medidas prevista para as ações a serem implementadas em 2013 no setor sucroalcooleiro.

Para atingir esta meta, o Governo Federal pretende recuperar a produtividade de parte do canavial com média abaixo da ideal, o que corresponde às canas de 6º corte ou mais, com um adicional de 15% da cana de 5º corte. Outra medida é atender a ociosidade média estimada das usinas de aproximadamente 16%.

Para a SPAE (Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), também fazem parte do elenco das prioridades para o próximo ano, a organização e a capacitação da cadeia produtiva canavieira, investimento em pesquisas de matérias-primas para a produção de etanol, com resultados previstos para 2020. E ainda desenvolvimento de sistemas de cultivo de sorgo sacarino para a produção complementar de etanol, tendo como meta 100 mil hectares plantados no ano que vem.

De acordo com estudos da EPE (Empresa de Pesquisas Energéticas), para responder a essa demanda, o Brasil precisará atingir uma produção, em 2020, de 1,2 bilhões de toneladas de cana-de-açúcar e 72,5 bilhões de litros de etanol. Na safra 2012/13, a produção esperada de cana-de-açúcar deverá alcançar 595,13 milhões de toneladas, que produzirão 23,6 bilhões de litros de etanol e 37,66 milhões de toneladas de açúcar.

Em Mato Grosso do Sul, segundo a Biosul (Associação dos Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul), a estimativa é produzir 1.989 milhão de litros de etanol na safra 2012/2013, volume 21, 95% acima da anterior de 1.631 milhões de litros. Para o açúcar a produção deve alcançar 1,92 milhão de toneladas nesta safra. Até agora, a produção foi de 1,67 milhões de toneladas, o que já supera a produção total da safra passada, que foi de 1,58 milhões de toneladas

Nos siga no Google Notícias