ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Para secretário, alíquota única de ICMS levará Estado à falência

Aline dos Santos | 27/09/2012 12:19

Mato Grosso do Sul cobra a criação de um fundo compensatório

Reunião dos secretários de Fazenda acontece hoje em Campo Grande. (Foto: Minamar Júnior)
Reunião dos secretários de Fazenda acontece hoje em Campo Grande. (Foto: Minamar Júnior)

Fim da industrialização e inviabilização do setor agropecuário. O cenário de crise econômica é traçado para Mato Grosso do Sul pelo secretário estadual de Fazenda, Mário Sérgio Lorenzetto, caso vigore a unificação da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em 4% nas operações estaduais.

“É a falência total no Mato Grosso do Sul, de toda a economia. O FPE [Fundo de Participação dos Estados] vai para pagar a dívida. O IPVA [Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores] é muito pouquinho. O ICMS é a nossa principal receita”, explica o secretário, que participa hoje, em Campo Grande, de reunião nacional dos secretários estaduais de Fazenda.

Segundo Lorenzetto, a alíquota em 4% vai acabar com a industrialização, que ainda é incipiente, e os insumos para agricultura e pecuária vão ficar quatro vezes mais caros. Em diversas ocasiões, o governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que a perda anual será R$ 1,3 bilhão em Mato Grosso do Sul.

O Estado defende que as alíquotas sejam fixadas em 7% nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste e 2% para Sul e Sudeste, as mais ricas do Brasil. Atualmente, a alíquota nas operações interestaduais é 7% para os Estados do Norte e Nordeste e 12% para os demais. Mato Grosso do Sul cobra a criação de um fundo compensatório.

Fim da guerra – Se a uniformização da alíquota é vista como derrocada em Mato Grosso do Sul, a proposta é defendida por quem enxerga nela o fim da guerra fiscal entre os Estados.

“Está sendo discutida a convergência de alíquotas estaduais. Acho isso favorável e não quebra nenhum Estado. É discutido quem é afetado e como compensar. Uma das questões que provocam a guerra fiscal é a diferença de alíquotas. Uma das respostas que muitos acham que pode ser conveniente é a convergência de 4%”, afirma o secretário de Fazenda de São Paulo, Andrea Sandro Calabi.

Os secretários participam amanhã da reunião do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que decide sobre a concessão de incentivos fiscais.

Nos siga no Google Notícias