ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Parlamentares tentam descobrir reajuste proposto na luz

Redação | 18/03/2010 09:30

O deputado estadual, Marquinhos Trad (PMDB), que foi relator da CPI (Comissão Parlamentar de Investigação) da Enersul está em Brasília (DF), acompanhado do senador Delcídio do Amaral (PT) e do deputado federal Nelson Trad (PMDB) onde têm audiência marcada com o diretor Edvaldo Alves de Santana, para o qual vão pedir informações sobre o pleito da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) em relação ao reajuste tarifário anual, cuja data base é 8 de abril.

Marquinhos afirma que, além de conhecer o pleito da concessionária, a intenção da reunião é argumentar junto ao relator tomando como base decisões deste ano da Aneel em relação a outras empresas, que culminou na redução de tarifas.

O deputado toma como exemplo a Ampla, que atende 67 municípios fluminenses, segundo ele com perfil semelhante ao da Enersul, "com algumas particularidades". Trad destacou que a própria empresa apresentou proposta de redução de 4,7%.

Hoje a Enersul divulgou relatório referente a 2009, apontando aumento de 5,9% no número de clientes, de 14,5% no lucro líquido e queda de 17% nos custos. Para Marquinhos, esses número favorecem o consumidor. "Se os custos tiveram redução é mais um ponto positivo", afirma.

O deputado questiona a postura da Enersul, de não tornar público o reajuste pleiteado, apesar do escândalo que culminou na admissão de erro que de 2003 a 2007 causou prejuízo de R$ 191 milhões aos consumidores sul-mato-grossenses. "Acho no mínimo deselegante a concessionária, que faz uso do monopólio, não ter vindo à Assembléia Legislativa depois de tudo o que aconteceu", avalia.

Nos siga no Google Notícias