A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

14/08/2014 11:25

Participação de produtos importados no consumo nacional é a maior desde 2007

Da Agência Brasil

A participação dos produtos importados no consumo nacional, subiu para 21,8% no segundo trimestre do ano. Os números são da CNI (Confederação Nacional da Indústria (CNI), que divulgou hoje (14) o Coeficiente de Penetração das Importações. A fatia dos produtos estrangeiros cresceu 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2013 e é a maior da série histórica, que começou em 2007.

A confederação informou também que o Coeficiente de Exportação, que mostra a importância do mercado externo para a produção da indústria, ficou em 19,2%, praticamente estável em relação ao do primeiro trimestre.

Para o gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, as importações continuam ganhando destaque no mercado interno. O mercado externo, no entanto, não está ganhando importância para as empresas brasileiras. Na avaliação dele, os coeficientes de Abertura Comercial confirmam a falta de competitividade da indústria nacional que, além da dificuldade para exportar manufaturados, enfrenta a concorrência com os produtos estrangeiros no mercado doméstico.

Na indústria de transformação, o Coeficiente de Exportação ficou em 15,5% pelo terceiro trimestre consecutivo. O Coeficiente de Penetração de Importações atingiu 20,3%, com trajetória de alta. O estudo foi realizado em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex). Na indústria extrativa, o Coeficiente de Exportação também ficou estável em 65,1% e o de Penetração de Importações recuou de 50,1% no primeiro trimestre para 49,9%, informou a CNI.

Agências do BB abrirão uma hora mais cedo para saques do Pasep
As pessoas com mais de 70 anos beneficiadas com o saque das cotas do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão ir mais c...
Águas Guariroba consta pela 2ª vez entre 150 melhores para se trabalhar no País
Pela segunda vez, a concessionária Águas Guariroba, responsável pelo saneamento básico em Campo Grande, está relacionada entre as 150 melhores  empre...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions