A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

22/06/2011 15:00

PF investiga empresas acusadas de quebrar monopólio dos Correios

Marta Ferreira

A Polícia Federal está investigando empresas em Campo Grande por violarem o monopólio das correspondências, que, por lei, é dos Correios. As empresas estão sendo acusadas de viola a função dada, por lei, à União, de coleta, transporte, transmissão ou distribuição de correspondências.

Entre as empresas, estão companhias aéreas de grande porte e transportadoras por rodovia.

A operação, denominada Postal, começou esta manhã e, conforme a PF, cumpriu mandados de busca e apreensão em 16 endereços vinculados a empresas de transporte aéreo e rodoviário.

A ação, conforme a PF, é decorrente de manifestações formuladas junto à Corporação pelos Correios.

Apreendidos -Foram recolhidas caixas com itens a ser entregues que podem configurar o crime denunciado à PF.

Se for identificado que as empresas estão fazendo entregas que, por lei, são exclusivas da União, os responsáveis devem ser chamados para se explicar na Polícia Federal.

Eles podem ser enquadrados no ao artigo 42 da lei que estabelece o privilégio postal da União. Esse artigo diz é crime "coletar, transportar, transmitir ou distribuir, sem observância das condições legais, objetos de qualquer natureza sujeitos ao monopólio da União, ainda que pagas as tarifas postais ou de telegramas". A pena prevista é de detenção, até dois meses.

Servidores da Receita Federal também participaram da operação, para as fiscalizações na área tributária.

Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...


As pessoas que aqui expressam sua opinião que os Correios é uma empresa "querida","honesta" e outros bonitos adjetivos é porque é funcionário(a) de lá. Contudo é uma empresa "inchada" cheia de corrupção e que vive fazendo lambanças com as correspondências e encomendas. O que precisa-se é abrir o país para novas empresas oferecerem seus serviços, ou seja, acabar com o monopólio sujo.
 
Paulo Coelho em 22/09/2011 07:58:36
Quanto confusão!
Sedex é encomenda e não está no monopólio postal da União.
Existe uma sanha no Brasil de querer mudar a Constituição. Ora querem liberar a maconha, ora querem retirar o monopólio postal.
Os Correios estão passando por uma crise surgida em 2009, no mundo inteiro. Na Espanha, por exemplo, a taxa de desemprego está altíssima.
Assim que forem contratados os novos funcionários, acredito que a entrega das correspondências será normalizada.
Estou esperando a minha vaga de Carteiro. Quero trabalhar também nos Correios, que continua sendo a mais confiável empresa do Brasil.
Se privatizarem os Correios, quem irá comprar será a DHL ou a FEDEX, a qual irá demitir metade dos empregados e aumentará as tarifas postais, pois não tem a responsabilidade social dos Correios que capta uma carta social no MS e entrega em Rondônia por RS 0,01 (um centavo).
O Correio Alemão é eficiente porque as tarifas são elevadas e demora mais para entregar os objetos, por isso dá lucro aos seus donos.
 
João Henrique em 24/06/2011 01:48:53
Todo mês a conta do meu celular que vence no dia 03 chega entre os dias 05 e 08. Penso que esse monopólio está querendo manter um serviço que requer agilidade, estrutura e funcionários muito aquém do que os correios podem oferecem. Iniciativa privada neles. Se hoje tenho um celular não foi por vulpa de uma empresa pública e sim da iniciativa privada. A inciativa de melhorar está longe da de melhorar os serviços aos clientes.
 
Kelly Lúcio Queiroz Pereira em 23/06/2011 07:50:25
Deveria acabar este monopolio, empresa que jafoi sinonimo de eficiencia, agorra esta deixada de lado pelo governo, com funcionarios despreparados e ainda muitos mal educados. por isso defendo a liberação do mercado, como em paises de primeiro mundo. onde existe concorrencia, temos melhores serviços e preços de qualidade.
 
Joao Oipaqui em 23/06/2011 07:35:26
O melhor correio do mundo é o Alemão, e isto se deve ao fato de sua privatização!
 
Lucas Botelho em 23/06/2011 05:30:48
É claro que os funcionarios dos correios são dedicados. mas os Correios como foi mostrado pelo bando do Dep Roberto Jeferson serve mais para levantar dinheiro para os partidos politicos e deixou de lado a qualidade.
 
Everton de Souza em 22/06/2011 08:56:11
ja pensou uma pessoa que vc nao conhece que esta transportando todos os seus dados sigilosos sem ter nenhuma responsabilidade pois e clandestino. em quem vc confiaria? neles ou nos nossos conceituados carteiros ? eu nao tenho duvida carteiros mesmo com todas as dificuldades as correspondecias sempre chegam,e se nao chegarem ?e se o se nao
 
carlos oliveira em 22/06/2011 07:40:23
A única coisa ou entidade do governo brasileiro que FUNCIONAVA a contento era os Correios, mas isso a muito anos atrás. Depois que passou a vender telesena, movimentar conta bancaria, dar cartão de credito, pagar bolsa familia, vender quinquilharias, não faz mais o essencial que é ENTREGAR AS CORRESPONDÊNCIAS EM DIA. Só recebo faturas vencidas,e o atendimento é aquela fiiiila. Só falta daqui a alguns dias querer engraxar sapatos e vender salgadinhos tambem.
 
Marcos Guimaraes em 22/06/2011 06:38:05
Já passou da hora desse "monopólio absurdo" dos correios acabar. Nada mais é do que cabide de emprego de sindicalistas da "turma do PT".
 
MARCELLO MENDES em 22/06/2011 06:30:12
Exemplo:
Mando e recebo documentos na região de Presidente Prudente, usando Sedex, demora dois dias, usando a Viação Motta, recebo no mesmo dia. Então...
 
Tino Sant'Ana em 22/06/2011 06:19:43
Os Correios já foram bons. Mas de uns anos pra cá, o serviço está PÉSSIMO. Não há mais razão deste monopólio existir. Este monopólio deixa a população refém dos péssimos serviços que os Correios estão prestando. E isto de "garantir sigilo de correspondência" é papo furado. Hoje sabemos que empresas do Governo, quando se trata de sigilo, são péssimos exemplos. O caseiro Francenildo que o diga.
 
Everton Rocha em 22/06/2011 05:52:06
Há muito tempo tenho curiosidade para saber como se abre uma agência dos Correios, afinal, a Constituição exige licitação para o particular prestar os serviços públicos.
Por outro lado, é óbvio que este monopólio serve somente para encarecer, diminuir a qualidade e privilegiar alguns particulares.
 
José Brasileiro em 22/06/2011 05:51:12
Senhores,
O Correios detem a exclusividade postal da União justamente para garantir o direito do cidadão do sigilo da correspondência, garantido pela Constituição Federal. Por favor, estudem o assunto para depois criticar uma empresa tão querida e eficiente sim como os Correios.
 
Elza de Lima em 22/06/2011 05:00:53
Até a Constituição de 1982 era de exclusividade dos Correios a entrega de correspondencias, a partir desta data não é mais monopolio.
A Constituição diz que os Correios devem estar presentes em todos as cidasdes brasileiras dentro do possível.Não impede que outros o façam.
Tem um advogado especialista nisso em São Paulo que já ganhou diversas causas contra os Correios. Dr. Braz(s). Voces podem achar o telefone dele com a empresa GMF (Gestão de Medição e Faturamento)
 
Raul Cuquejo em 22/06/2011 04:59:08
piada, só pode ser, o correio que era um simbolo de eficiência, hoje esta com a moral no lixo, as correspondencia geralmente são entregue com atraso, o estado prova que não tem competência para gerir nada.
 
Osvanir A ferreira em 22/06/2011 04:23:37
Os Correios hoje estão com um péssimo serviço, já faz dois meses que recebe em casa a conta do cartão de credito atrasado e tive que pagar a multa por atraso. Se fosse permitido por lei outra empresa entregar cartas/encomendas o Correio já teria fechado as portas.
 
marcela martins em 22/06/2011 04:13:31
Mas realmente tem que entrar outras empresas mesmo...os Correios não dão conta nem das que ja tem que fazer..imagine querer mais trabalho ainda...alias....trabalho insuficiente..Mas são as famosas leis brasileiras de mil e oitocentos e sei quantos que torna esse Brasil um gargalho que esta......
 
Gilmar Barboza em 22/06/2011 04:11:27
Nossa, não concordo com vc Wellington, acho os serviços dos Correios um dos poucos que realmente funcionam com precisão e comprometimento, já recebi encomendas de transportadores com as caixas amassadas/rasgadas e problemas similares, o que recebo pelos Correios sempre chegam intactos, . Inclusive existem várias pesquisas em que os Correios aparecem como uma das instituições brasileiras que possuem maior confiança e credibilidadedo. Enfim quando posso escolher, sempre escolho os Correios!!!
 
Clarice Mesquita em 22/06/2011 03:53:17
Os correios vivem em greve e o que se demora em uma entrega é absrdo!
Daí vem o governo, sempre querendo faturar sozinho o bolo inteiro e proíbe quem presta serviço melhor que ele!!!
A cada dia fico mais envergonhado de ser "brazileiro"!
 
Wellington Sampaio em 22/06/2011 03:14:06
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions