A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

10/10/2013 21:04

Pode faltar gás de cozinha em MS, denuncia associação

Vinícius Squinelo

A Abragás (Associação Brasileira das Revendedoras de Gás LP) informou que há falta de gás de cozinha (GLP) em Mato Grosso do Sul e outros quatro estados, São Paulo, Paraná, Santa Catatina e Mato Grosso. O abastecimento de gás encanado não será afetado.

"Houve um desencaixe no fornecimento da Petrobras. As distribuidoras estão recebendo, em média, entre 60% e 70% da necessidade", afirmou José Luis Rocha, presidente da entidade. "Não queremos causar pânico aos consumidores, mas estamos racionando sim o GLP em alguns lugares. Quem estava acostumado a comprar três, quatro botijões está levando só um", completou, em entrevista ao site Folha Online.

De acordo com a Abragás, cerca de 95% dos lares brasileiros usam GLP. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é um subproduto do petróleo, fabricado nas refinarias, ao contrário do gás natural, que pode ser encontrado junto ou separado do petróleo nos reservatórios em terra ou no mar.

Problema - O problema, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo), se deve a uma parada programada para manutenção na refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos (SP), na qual houve uma redução na oferta de GLP.

A ANP admite que houve uma baixa nos estoques, por isso as distribuidoras restringiram os pedidos das revendas até a regularização da oferta. "A ANP está monitorando a situação, que deverá ser regularizada até semana que vem", informou o órgão em nota.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions