ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Pode faltar gás de cozinha em MS, denuncia associação

Vinícius Squinelo | 10/10/2013 21:04

A Abragás (Associação Brasileira das Revendedoras de Gás LP) informou que há falta de gás de cozinha (GLP) em Mato Grosso do Sul e outros quatro estados, São Paulo, Paraná, Santa Catatina e Mato Grosso. O abastecimento de gás encanado não será afetado.

"Houve um desencaixe no fornecimento da Petrobras. As distribuidoras estão recebendo, em média, entre 60% e 70% da necessidade", afirmou José Luis Rocha, presidente da entidade. "Não queremos causar pânico aos consumidores, mas estamos racionando sim o GLP em alguns lugares. Quem estava acostumado a comprar três, quatro botijões está levando só um", completou, em entrevista ao site Folha Online.

De acordo com a Abragás, cerca de 95% dos lares brasileiros usam GLP. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é um subproduto do petróleo, fabricado nas refinarias, ao contrário do gás natural, que pode ser encontrado junto ou separado do petróleo nos reservatórios em terra ou no mar.

Problema - O problema, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo), se deve a uma parada programada para manutenção na refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos (SP), na qual houve uma redução na oferta de GLP.

A ANP admite que houve uma baixa nos estoques, por isso as distribuidoras restringiram os pedidos das revendas até a regularização da oferta. "A ANP está monitorando a situação, que deverá ser regularizada até semana que vem", informou o órgão em nota.

Nos siga no Google Notícias