A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

25/07/2013 15:49

Portaria cria regras para concurso cultural e abrange até promoções do Facebook

Elverson Cardozo

Portaria nº 422, de 18 de julho de 2013, assinada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (22), estabelece regras para concursos culturais, o que abrange, inclusive, aquelas promoções feitas pelo Facebook, por exemplo. A situação gerou preocupação em quem trabalha com mídias sociais.

Agora, com a decisão, é necessário um pedido de autorização para a distribuição gratuita de prêmios, a título de propaganda, junto à Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda ou à Caixa Econômica Federal.

A portaria, ao contrário dos boatos, não proíbe sorteios, mas estabelece algumas características para que a ação se enquadre em um concurso cultural. Por incentivar a cultura, a arte e o lazer, entre outros, essas iniciativas sempre foram isentas de autorização.

O problema é que muitas empresas estavam utilizando dessa “facilidade” para fazer promoção comercial e, com isso, violavam a Lei 5.768, de 1971, que estabelece normas para distribuição de prêmios a pessoas jurídicas.

Regras - Não foi proibido, mas, por outro lado, ficou mais complicado fazer sorteios, mesmo pela internet, isto porque a portaria elenca uma série de regras que, se não forem seguidas, descaracterizam o concurso como exclusivamente artístico, cultural, desportivo ou recreativo.

A empresa que promove o concurso pode se identificar, mas fica proibida, por exemplo, de fazer propaganda própria ou de alguns de seus produtos no material de divulgação. Também está vedado a divulgação do concurso na embalagem de produto da empresa ou de terceiros. Se a promoção foi feita em rede social, sua divulgação só é permitida neste meio.

A ação também ficará descaracterizada caso a participação do usuário seja solicitada por meio de ligações telefônicas ou envio de SMS oferecido por operadora de celular.

Todas as regras estão disponíveis na portaria 422/13. Para ter acesso, clique aqui.

Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...


Pelo que entendi, dou exemplo:
"Frango é um alimento delicioso!" como chamada para um sorteio que, abaixo disso promete ao vencedor um prato delicioso de frango.
Expõe a data do sorteio, o regulamento, etc.

Essa divulgação está na página de um restaurante no Facebook, mas na divulgação não foi citado o restaurante, nem a marca do frango.

Ao meu ver, isso não é um concurso cultural, mas é possível de ser realizado mesmo com a nova portaria.

Na minha opinião, sorteio é tudo aquilo que é sorteado e não "escolhido", como ocorre nos concursos. Mas pelo que entendi da matéria, não é isso que define a portaria.
Sorteio não é sorteio se não usar o fato para propaganda.

É isso?
 
Samuel Moreti em 06/08/2013 07:07:25
Avisa o pessoal do presídio de Fortaleza então que todo dia nos envia SMS informando que ganhamos prêmios.
 
Fabio Pellegrini em 25/07/2013 17:33:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions