ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Portaria mantém vacinação do gado contra a febre aftosa em novembro

Marta Ferreira | 04/10/2011 10:27

Pecuaristas queriam antecipar imunização, após foco no Paraguai, mas pedido não foi atendido

Portaria publicada hoje pela Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) confirma que a vacinação do rebanho bovino contra a aftosa vai ser realizada no mês de novembro, como previsto no calendário anual. Por causa do foco de aftosa registrado no Paraguai, havia um pedido dos pecuaristas para antecipar o prazo, o que não foi considerado necessário.

A campanha para imunizar o gado contra a aftosa tem duas etapas todo ano. A primeira em maio e a segunda em novembro.

Nessa etapa, todos os animais devem receber a dose, o que significa mais de 21,8 milhões de cabeças, segundo o último dado sobre o rebanho de Mato Grosso do Sul, do IBGE. Também devem ser imunizados os bubalinos.

O Governo do Estado só vai atualizar o número de animais quando for concluída essa etapa de vacinação, uma vez que começou uma contagem em maio.

Calendário unificado-Em relação ao ano passado, o calendário da vacinação em novembro muda por causa do fim da ZAV (Zona de Alta Vigilância da Fronteira), que, tinha vacinação em outubro.

Agora, a vacinação será feita em novembro em todas as áreas, com prazo maior no Pantanal, o que sempre ocorreu. Nessa região, os pecuaristas têm até 15 de dezembro para fazer a imunização do rebanho.

A portaria informa que a antecipação da vacinação contra febre aftosa no Pantanal somente poderá ocorrer em um período de, no máximo, 15 dias antes das datas previstas para o início das campanhas, mediante requerimento ao Iagro.

Nos siga no Google Notícias