ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Prazo para negociar dívidas com órgãos federais vai até agosto

AGU amplia adesão com descontos de até 50% e parcelamento em até 60 meses

Por Gustavo Bonotto | 30/04/2026 20:03
Prazo para negociar dívidas com órgãos federais vai até agosto
Fachada da Advocacia-Geral da União, em Brasília (DF). (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

A AGU (Advocacia-Geral da União) prorrogou até 31 de agosto de 2026 o prazo para que pessoas físicas, microempresas e empresas de pequeno porte regularizem dívidas de até 60 salários mínimos com autarquias e fundações federais, com descontos e possibilidade de parcelamento, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (30).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A AGU prorrogou até 31 de agosto de 2026 o prazo para pessoas físicas, microempresas e pequenas empresas regularizarem dívidas de até 60 salários mínimos com autarquias e fundações federais. O programa oferece descontos de até 50% para pagamento à vista e parcelamento em até 60 meses. Na primeira fase, foram firmados 371 acordos, totalizando R$ 4,2 milhões negociados. A adesão é feita pelo portal Resolve Dívidas AGU.

A medida foi executada por meio da PGF (Procuradoria-Geral Federal), responsável pela cobrança dos débitos inscritos em dívida ativa. O prazo anterior terminaria em 30 de abril. A prorrogação amplia o período de adesão ao programa de transação lançado em novembro de 2025.

Os descontos incidem sobre o valor total da dívida, incluindo principal, juros, multas e encargos. O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado em diferentes condições. Quem optar por quitar de uma vez terá redução de 50% no valor consolidado.

O programa também prevê três faixas de parcelamento. O débito pode ser dividido em até 20 meses, com desconto de 40%. Outra opção permite pagamento em até 40 meses, com redução de 30%. Há ainda a possibilidade de parcelamento em até 60 meses, com desconto de 20%.

A adesão ocorre de forma digital, por meio do portal Resolve Dívidas AGU, com sistema de autoatendimento. O objetivo é simplificar o processo e ampliar o alcance entre os devedores aptos a participar da negociação.

Na primeira fase da iniciativa, o governo registrou 371 acordos firmados, que envolveram 2.188 créditos. O valor total negociado chegou a cerca de R$ 4,2 milhões, segundo dados da própria AGU.

De acordo com a procuradora-geral federal, Adriana Maia Venturini, a ampliação do prazo busca aumentar o número de adesões. “O objetivo é viabilizar que todos os devedores que tenham direito à adesão possam regularizar sua situação e, com isso, contribuir para o desenvolvimento da microeconomia e dos pequenos negócios”, afirmou.

Entre os órgãos federais com maior número de acordos firmados estão a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Também aparecem na lista o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Completam o grupo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Esses órgãos concentram parte significativa das dívidas que podem ser negociadas dentro do programa.