ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Prefeitura quer mostrar Campo Grande como a futura capital da Rota Bioceânica

Em reunião, o município apresentou as potencialidades que devem ser evidenciadas em encontro no Paraguai

Lucia Morel e Adriel Mattos | 16/11/2021 18:05
Secretário Rodrigo Terra apresentando o que será falado com o governo paraguaio. (Foto: Kísie Ainoã)
Secretário Rodrigo Terra apresentando o que será falado com o governo paraguaio. (Foto: Kísie Ainoã)

A presença do prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD) e comitiva no Paraguai entre amanhã e quinta quer mostrar as potencialidades da cidade para se transformar na capital da Rila (Rota de Integração Latino-Americana), a conhecida Rota Bioceânica que vai interligar o Brasil, desde São Paulo até a cidade paraguaia de Concepción.

Em reunião nesta tarde, o município apresentou o que deve mostrar ao governo do Paraguai, com a expectativa de que com a Medida Provisória do Marco Legal das ferrovias – 1.065 de agosto de 2021 – haja investimento privado para a construção da linha férrea entre Campo Grande e Ponta Porã.

O investimento, caso efetivado por alguma empresa, vai propiciar a ligação com a ferrovia que será construída no país vizinho, entre Pedro Juan Caballero e Concepción, ao custo previsto de US$ 490 milhões.

Malha ferroviária, rodoviária e hidroviária de MS. (Foto: Reprodução Semagro)
Malha ferroviária, rodoviária e hidroviária de MS. (Foto: Reprodução Semagro)

“Essa viagem está sendo planejada há meses. Uma comitiva comandada pelo prefeito Marquinhos e pela vice-prefeita Adriane vão, acompanhados de prefeitos do interior e empresários, fazer essa visita para dar um primeiro passo para consolidar Campo Grande como capital da Rota de Integração Latino-Americana”, afirmou o secretário Rodrigo Terra, da Sedagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio).

Segundo a prefeitura, com a efetivação dessa ligação ferroviária entre os países, vai fomentar um novo traçado para escoação de produtos dos vários setores – indústria, comércio, turismo –, cooperação em ciência, tecnologia e inovação, além de ampliação das relações comerciais.

As vantagens já previstas com a Rila, são a redução do tempo, custo e distância entre os produtos de exportação e seus destinos, que são 10. Desses, sete podem ser acessados pela Rota Bioceânica. Os principais produtos exportados são soja, milho, carne bovina e celulose.

Nos siga no Google Notícias