ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Prepare-se: Black Friday é data mais importante de vendas pela internet

Neste ano, a expectativa é de aumento de 30%, com relação ao mesmo período do ano passado

Danielle Valentim | 15/11/2018 11:39
Promoção é sinônimo de loja cheia, mas antes de o empresário entrar na "onda" é preciso preparação. (Foto: Reprodução)
Promoção é sinônimo de loja cheia, mas antes de o empresário entrar na "onda" é preciso preparação. (Foto: Reprodução)

A Black Friday no Brasil acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro e, para quem não sabe, é a data mais importante para vendas no E-commerce, o comércio na internet. Já para os comércios físicos é a segundo melhor período de vendas perdendo, apenas, para o Natal. No entanto, não adianta entrar com as promoções se não estiver preparado para um pós venda eficiente.

Pesquisa do Serasa Experian e o Serviço de Proteção ao Crédito aponta que 35% dos empresários entrarão no ritmo da Black Friday, devido aos novos usuários das redes sociais, que somam 6 a 8 milhões de internautas, e que participam dessa modalidade de compras online.

Promoção é sinônimo de loja cheia, mas antes de o empresário entrar na "onda" é preciso preparação. A administradora Mônica Satolani, que ministra a disciplina Composto Mercadológico no curso de Administração da Uniderp, pontua que há dois tipos de venda.

"Quando se fala em vendas na black friday temos que dividir em dois tipos: O dia mais importante do ano para o comércio online e o segundo para as lojas físicas, ficando atrás do natal e a frente do dia das mães", explica.

Pesquisa da Ebit - que mede a reputação de lojas virtuais com consumidores reais, gerando dados estratégicos e táticas para o mercado online - ressalta que o Ecommerce brasileiro movimenta R$ 1,5 bilhão e com a expectativa de aumento de 30% nas vendas em 2018, esta é uma grande oportunidade.

Ao Campo Grande News, Mônica detalhou pontos importantes para que as empresas consigam aumentar as vendas sem decepcionar o cliente.

"O comerciante precisa se preparar para o pós-venda. Se o empresário trabalha com ecommerce, não adianta preparar estoque se a página na internet fica fora do ar, o mesmo serve para a loja física, não adianta ter produtos a pronta entrega se não vai conseguir operacionalizar no pós-venda, garantir trocas ou entregar nos endereços dos clientes. Os empresários de pontos fixos e virtuais têm investido nas redes sociais. Mas antes de se lançar nas plataformas é preciso organização, se entra na loja para trocar um presente e recebo um atendimento ruim, esta será a última vez procuro a empresa", explica.

Movimento contínuo - As empresas têm aproveitado o evento Black Friday e estendido para o "black week" e "black november". Nesta hora, é necessário focar em dois tipos de clientes, os "planejados" e os "impulsivos".

"Há dois tipos de consumidores: o primeiro é o que se planeja para comprar uma televisão o ano inteiro e espera a data chegar para realizar uma compra racional. O segundo é o impulsivo que não está precisando de nada, mas vê a promoção e o desejo da compra se desperta", disse.
Por esse perfil de clientes e de extensão da data, pelos comerciantes, a expectativa de vendas é 30% maior que no ano passado.

Qual a sua capacidade?

1º ponto - A administradora pontua que logística é o grande gargalo, seja do ecommerce, seja da loja fixa. "Operacionalizar a venda, desde o pedido do cliente do pela internet ou da chegada desse consumidor na loja operacionalizar ainda faz parte de erros dos empresários. Se você (comerciante) não tem uma preparação todo o serviço de marketing vai por água abaixo", pontua.

A administradora dá o exemplo de grande empresas, como a Americanas, que se prepara o ano todo para atender os clientes na Black Friday. A especialista destaca a importância de disponilizar entregas ou trocas de produtos aos consumidores.

"Vocês faz uma compra na rede Americanas de São Paulo ou Rio de Janeiro, mas o produto não vem de lá. Ele fazem um chamado ao centro de distribuição mais próximo desse cliente para garantir uma entrega rápida e prática", exemplifica.

Alerta - Também é nessa época do ano em que bandidos atuam para tirar vantagem sobre as vítimas. É preciso cautela antes de acessar site ou clicar em links/banners nas rede sociais ou e-mails.

"Se gostou de um produto procura o site oficial, nunca compre em computadores públicos, desconfie de preços muito além dos oferecidos no mercado e sempre que for realizar uma compra digite a primeira senha errada, pois é nesse primeiro contato que as páginas fakes coletam as informações, ou seja, se você digitar a senha errada terá de começar novamente e será direcionado ao site verdadeiro", finaliza.

Nos siga no Google Notícias