ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Procon aponta ligeira alta no preço do material escolar em Campo Grande

Marta Ferreira | 28/01/2011 10:44

Valores subiram 1,10% em relação a primeira pesquisa do ano

Nova pesquisa de preços do material escolar realizada ontem pelo Procon em Campo Grande mostrou que alta procura pelos produtos provocou uma ligeira alta dos preços em relação à primeira pesquisa. Conforme o órgão, os preços estão em média 1,10% mais altas.

Essa alta praticamente anula a redução de preços verificada em relação ao mesmo período do ano passado, de 1,30%.

O superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, afirma que essa tendência de alta contraria o que costuma ocorrer. Segundo ele, em datas festivas, os preços tendem a cair entre a primeira e a segunda pesquisa do mesmo período. No caso do material isso não acontece, porque a demanda continua em tendência crescente conforme se aproxima o início do período letivo.

A pesquisa divulgada hoje mostra, mais uma vez, diferenças altas de preços entre os estabelecimentos, notadamente quando se consideram os produtos para os quais o levantamento estabeleceu identidade de marca e tipo. É o caso da fita crepe branca de 19x10 da marca “Adere”, cujo preço mais baixo encontrado foi de R$ 0,49, e o mais alto, de R$ 2,20, o que equivale 349% de variação, a maior desta pesquisa.

Resultado semelhante foi encontrado pelo Procon na pesquisa de preço da tesoura escolar simples pequena sem ponta da marca “Demais”, que variou 288%.

“No caso dos produtos sem determinação de marca na pesquisa, podemos até admitir uma variação também na qualidade do objeto, ainda assim, as diferenças são grandes”, destaca o superintendente.

Relação-A lista com os outros produtos que registraram grande variação inclui: caderno quadriculado capa dura – 100 folhas (284%); borracha branca personagens (275%); fita metaloide (250%); fita dupla face (235%); borracha branca pequena para lápis Mercuri (233%); fita durex 12X10m Adere (233%); fita durex 12x230m Demais (233); régua plástica simples 30cm Demais (233); caderno brochura pequeno 48/50 Tilibra (220%); folha de E.V.A adesiva (213%); agenda anual personagens (207%)

Na relação entre menor e maior preço nesta segunda pesquisa, duas empresas - Livromat e Zornimat, se mostraram mais vantajosas. O superintendente do Procon ressalta, contudo, que todos os estabelecimentos pesquisados apresentaram produtos entre os mais caros e entre os mais baratos.

“Ou seja, ‘bater perna’ pode representar uma grande economia. E caso uma empresa ofereça descontos pela compra de todos os materiais no mesmo local, isso deve ser considerado pelo consumidor”, orienta.

Material escolar também continua apresentando alta variação de preço, de até 349%. (Foto: Divulgação)
Material escolar também continua apresentando alta variação de preço, de até 349%. (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias